19
dez
08

Livros: Os bastidores da indústria da música no Brasil

Capa do livro "Música, Ídolos e Poder"O homem que revolucionou a música brasileira

Como o franco-sírio imigrante e pobre esteve ligado aos principais fatos e acontecimentos da história da música brasileira.

André Midani. Provavelmente você nunca deva ter ouvido falar desta pessoa ou se lembrar de vê-lo citado em quaisquer páginas de jornal, revista ou em programas e entrevistas na TV. Roberto Carlos, Tim Maia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Kid Abelha? Ah sim, esses são velhos conhecidos seus.


Pois saiba que esse senhor septuagnário foi responsável por uma verdadeira revolução – silenciosa e ao mesmo tempo estardalhada – na cultura, na música e até mesmo, na política do Brasil. Nascido na Síria, radicado na França, assistiu ao desembarque das Tropas Aliadas na Normandia na famosa manhã que entraria para a história como “O Dia D”.

Ainda cedo, no meio de pães, croassaints e doces, descobriu que a música era a grande paixão da sua vida. Cresceu sem conhecer quem era seu pai, educado em internatos católicos de Paris, criado sob rédeas curtas por sua rigorasa e batalhadora mãe, Midani resolveu se rebelar e saiu de casa aos 17 anos.

De mala e cuia, mudou-se para Paris, com uma idéia fixa na cabeça: trabalhar com música. Nas idéias do jovem Midani, sonhos de glória como um musicista de jazz. Morando de favor na casa de amigos, trabalhando como cheff de cozinha, aproveitando as folgas para exercitar seu talento musical, um dia resolveu procurar emprego na área. Como sabia de música e tudo sobre o que estava bombando (no sentido metafórico da palavra) no outro lado do Atântico Norte, resolveu candidatar-se ao emprego de vendedor de discos.

Sem sucesso, a sorte lhe sorriu com dentes escancaradamente claros: acabou empregando-se como auxiliar de estoque numa fábrica de discos francesa. Começa aqui a história surprendente deste homem… Como ele veio parar no Brasil? Como ele chegou ao cargo de Diretor Executivo de um dos maiores conglomerados mundiais de entretenimento? Só lendo o livro para saber.

O que posso dizer é que eu paguei 39 reais na Saraiva (com direito a um brindezinho: uma miniatura de violão), li o livro num final-de-semana. Para quem gosta de biografias (como eu) e se interessa pelos bastidores da indústria do entretenimento (opa, como eu de novo!), este livro é item obrigatório na sua biblioteca particular!

O livro é uma autobiografia; pelo que pude perceber, Midani não usou de Ghostwriter para transcrever pro papel, as páginas da história da sua vida. A narrativa segue uma linha cronológica linear, com uma linguagem simples e direta, onde o autor estabelece quase que uma conversa informal com seu leitor. Permeado de detalhes, como nomes, datas, locais e acontecimentos, a narrativa ganha um forte embasamento histórico, sendo perfeitamente possível utilizá-la como fonte de referência confiável para pesquisas nessa área.

A curiosidade que mais me chamou a atenção, foi quando Midani desmente Nelson Motta – que escreveu a brilhante, apaixonada mas não muito confiável, biografia de Tim Maia – quanto a um fato envolvendo o mítico Tim. Segundo Motta, Tim Maia teria invadido o escritório de Midani num certo dia, chutado a mesa (literalmente), motivado pela raiva de não ter sido atendido no desejo de antecipação de royalties pela gravadora. Tudo isso, regado, é claro, a muita bebida e muito pó.

Fora isso, o livro todo é muito bom. Podem comprar: é satisfação garantida.

DADOS BIBLIOGRÁFICOS

Autor MIDANI, André
Título Música, Ídolos e Poder
Sub-título Do Vinil ao Digital
Editora Nova Fronteira
I.S.B.N. 9788520921418
Avaliação JJJJJ
Anúncios

0 Responses to “Livros: Os bastidores da indústria da música no Brasil”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: