25
dez
08

Televisão: Qual o jornalístico menos tendencioso de 2008?

mzn-enquete-jornal

MZN News quer saber!

Qual noticiário de TV foi o MENOS tendencioso no ano de 2008?

O ano de 2008 foi marcado por muitas mudanças na Televisão Brasileira: algumas para pior e outras – para a nossa sorte – para melhor. Bem melhor!

Uma dessas alterações positivas na grade das televisões, foi justamente, o aumento do espaço de programas jornalísticos ou a inserção de noticiários até mesmo em programas de variedades. Ao se analisar alguns casos pontuais, podemos observar que as aferições do IBOPE, confirmam a tese de que “notícia dá audiência” .

Só pra gente começar, vamos analisar um fato recente: as alterações no vespertino Olha Você do SBT: começou como um “clone” dos matinais Mais Você (Globo) e Hoje em Dia (Record), com pitadas de programas de fofocas como Atualíssima (Band) e A Tarde é Sua (Rede TV). Resultado: desatre total no IBOPE e alterações imediatas no formato. Sai o “cozinheiro sem sal” Francesco Tarallo; entra a sorridente e descontraída jornalista Roberta Peporini (o seu sobrenome lembra um suculento prato italiano, não é?).

E falando no Hoje em Dia, o jornalismo da Record faturou muita audiência graças à ampla cobertura que deu aos casos “Eloá e Lindeberg” e “Enchentes em Santa Catarina”, espalhando por toda sua programação diária, flashes ao vivo sobre todo o desenrolar dos fatos. Abstenho-me de comentários sobre este fato para não influenciar o seu voto, caro leitor.

Alguém deve se perguntar: por que a Rede TV ficou fora da lista? Primeiro: onde eu moro, não existe a veiculação em canal aberto dessa emissora, o que comprova a sua “falta de capilaridade” em território nacional. Isto comprova claramente que a RedeTV ainda não se tornou “uma rede”, como dá a entender no próprio nome: está bem longe disso.

Só a título de curiosidade: aqui em Campo Grande (MS), existem três canais de TVs Católicas (Canal 15 UHF “Tv Imaculada Conceição”; Canal 26 UHF – “TV Canção Nova” e Canal 48 UFH “TV Aparecida) e mais três canais de TVs Evangélicas (Canal 36 UHF “TV e Canal 57 UHF “RIT – Igreja da Graça”). Recentemente, entrou no ar no Canal  52 UFH a “Record News”) e existe a reserva dos canais 44 UHF (para a católica “Rede Vida) e  34 UHF (para a TV Senado).

Falando em Record News: esta foi a grande novidade deste ano. A polêmica se instaurou graças ao embate jurídico travado entre Globo e Record, sobre a legalidade de uma mesma rede de TV (no caso, a Record) possuir duas geradoras de sinal na mesma cidade (no caso, São Paulo). O round foi vencida pela Record.

Voltando à RedeTV!, além da falta de capilaridade – o que prejudica não apenas a abrangência de seu noticiário, mas principalmente, a sua cobertura jornalística em TODO o território nacional – o que realmente pesou foi o episódio da entrevista do sequestrado Lindeberg (caso Eloá) ao Programa A tarde é sua, da jornalista (?) Sônia Abrão. Pegou mal, muito mal.

Além de “não ajudar” em nada, a “celebrização” do tal elemento, acabou prejudicando ainda mais o trabalho da Polícia (que por sua vez, também aquém do mínimo esperado). A minha opinião é que este fato, nem pode ser chamado de “sensacionalismo barato”: é um total anti-jornalismo. O típico caso onde um veículo de informação ultrapassa os limites éticos do jornalismo (que é o de informar, com imparcialidade e apurando a verdade, sempre que possível, com embasamento).

Por essas razões, o departamento de jornalismo da RedeTV, na minha opinião, não está apto à receber qualquer qualificação: é honor concours no quesito “transparência, isenção e ética”. Agora, caro leitor, fique à vontade para votar.

Na sua opinião, dos programas jornalísticos abaixo, qual foi o MENOS tendencioso, isto é, mais imparcial e transparente nas coberturas que promoveu ao longo de 2008?

  • Jornal da Band
  • Jornal da Cultura
  • Jornal da Record
  • Jornal Nacional
  • SBT Notícias

Clique aqui para votar!

Anúncios

0 Responses to “Televisão: Qual o jornalístico menos tendencioso de 2008?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,172 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: