26
dez
08

Cinema: Hancock é boa pedida em DVD

hancock1Um super-herói bêbado, carente e marginalizado pela humanidade.

Assisti hoje o filme Hancock (EUA, 2008, Columbia Pictures) e resolvi indicá-lo para os leitores deste blog. Minha intenção não é fazer aqui uma crítica cinematográfica (existem milhares de sites e blogs especializados nisso): o meu objetivo é propor um novo olhar sobre um filme!O somatório de elementos necessários à um blockbuster estão reunidos neste filme: uma boa história, um bom roteiro, um diretor arrojado, um astro principal querido e amado pelos críticos e fãs, uma atriz linda e talentosa, um ator coadjuvante revelação e um ator mirim, aliados à efeitos especiais convincentes e utilizados na medida certa.

Mas o que faz de Hancock uma boa pedida, não é somente isso: ele é o típico filme que você deve assistir, no mínimo, duas vezes. E é assim que eu sugiro que o faça. Após terminar a primeira audição, acesse o Menu do DVD, e assista aos Extras. Depois, assista novamente. Notou que parece ser outro filme, completamente diferente do primeiro que você assistiu?

Hancock faz parte de uma safra de filmes hollywoodiano que propiciam à humanidade, uma série de questionamentos sobre a sua existência e seu comportamento, padrões morais e éticos, etc. Matrix – a trilogia – de longe, é quem melhor sintetiza esta fase criativa da indústria cinenamatográfica norte-americana, imprimindo à ela, um rótulo artístico, que até então, era quase que excluivida de filmes noir franceses, italianos e ingleses.

O que Hancok traz de inovador? Além de um Will Smith mais maduro (a trajetória de filmes como Eu, Robô e Eu sou a Lenda comprova esta constante evolução em sua atuação cênica), Hancock parece ser uma crítica ácida e sutil à Cultura Americana. Coisa de americano para americano. O último que tentou fazer isso, dividiu uma claque de artistas ao meio: o cineasta Michael Moore, em seu agradecimento na cerimônia do Oscar 2003, seu discurso anti-bélico e anti-Bush, provocou aplausos e vaias.

Hancock inova e choca: é ao mesmo tempo, politicamente correto e incorreto. Se por um lado o super-herói é um bêbado e negro, por outro lado, ao fim de tudo, ele encontra num publicitário branco e no seu filho nerd, as únicas pessoas que o admiram, apesar de todos seus defeitos. Com exceção de uma pessoa da família: a esposa loira e branca, indisfarçavelmente incomodada e indiferente à presença daquele “ser estranho” dentro da sua casa.

O filme caminha e o roteiro surpreende. Não vou contar o final. Ele é ao mesmo tempo, clichê e surpreendente. Dilacerante. Coincidência ou não, Hancock foi lançado justamente no ano de eleições presidenciais norte-americanas. Coincidência ou não, Barak Osama (um negro) foi eleito presidente.

Por tudo isto, Hancock é um DVD que vale à pena ser comprado (legalmente) e guardado em sua estante de “filmes cabeças”, ao lado de clássicos como Lolita, Cabo do Medo, Soylent Green, 2001 Uma Odisséia no Espaço, Matrix Trilogy, De volta para o Futuro, E o vento levou, entre outros.

Anúncios

0 Responses to “Cinema: Hancock é boa pedida em DVD”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,997 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: