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jan
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Informática: Análise de Livrarias Virtuais

ecommerce_shopping_cart_buy_computer_purchase1 Uma análise “amadora, mas sincera” de várias lojas virtuais

Você certamente já ouviu falar no termo dellivery: aquele tipo de comércio onde o consumidor compra o que deseja, sem ter que sair de casa.

Em grandes cidades, já existe dellivery para tudo: de compras de supermercados, à comidas especializadas (comida japonesa, chinesa, massas, pizzas, saladas, etc), passando por artigos de construção e pequenos reparos em casa.

Há pelo menos dez anos, um nicho de mercado migrou para a internet – e pareceu acertar na estratégia: o de livraria virtuais.

Grandes e tradicionais Livrarias, como Cultura, Siciliano, Saraiva entre outras, lançaram sua versão virtual, de forma experimental. Com o passar do tempo, as vendas feitas pela internet ultrapassou o volume das feitas nas lojas físicas.

Desde então, a web tornou-se o Eldourado para muitas empresas, que viram na internet um meio de rendenção e ampliação de suas vendas, sem que isso importasse necessariamente, um investimento maciço para abrir filiais Brasil afora.

Neste fim de ano, pude dar vazão à minha “sanha consumista”, comprando livros. Nessa saga rumo ao conhecimento e entretenimento sadio, eu experimentei comprar em diversas lojas virtuais. Alguns contratempos surgiram, porém, de um modo geral, não houve frustração total com nenhum dos sites escolhidos para compras.

Em tempos de estelionatários virtuais, isto por si só, já é um sinal significativo de credibilidade e confiança. Portanto, as lojas aqui citadas, foram analisadas com base em experiências próprias e as opiniões são apenas sugestões. Cada um, portanto, é quem decide se deve ou não comprar. Na minha análise, eu levei em consideração cinco itens: preço, frete, atendimento, interface e estoque.

Explico um pouco o que cada um significa:

  • Preço: analisamos aqui se o preço praticado por determinado item é proporcional à média pesquisada em sites como Buscapé ou Bondfaro. Neste caso, a análise deteve-se na questão “custo x benefício”.
  • Frete: outro ponto preponderante para quem compra na internet é a questão do Frete. Frete Grátis, sem sombra de duvidas, é um dos grandes atrativos. Porém, como fica a relação custo x benefício, quando se analisa o fator “rapidez na entrega”? É o que analisamos aqui.
  • Atendimento: em todas as lojas que foram analisadas, algumas dúvidas ou contratempo surgiram. Por isso, analisamos o atendimento virtual (chat, email) e a existência de SACs (infelizmente, em muitas, não há 0800).
  • Estoque: eis outro quesito interessante. Muitas lojas virtuais, na verdade, são extensões de grandes livrarias. Por isso mesmo, a questão da “diversidade” e “disponibilidade” de itens anunciados foram levados em consideração.
  • Interface: parece meio óbvio mas a facilidade de navegação e a disponibilidade de informações de forma clara, direta e objetiva, em muitos casos, parecem não ser prioridades para alguns dos sites. Isto também foi análisado.

Depois de explicar quais critérios utilizamos na nossa avaliação, compilamos tudo em um infográfico, que você pode conferir abaixo. Nele estão os Pontos Positivos, Pontos Negativos e uma nota atribuída (de 1 à 5), que resume a relação “custo x benefício”.

infografico-lojas-virtuais1

Infográfico - Análise Lojas Virtuais

Numa análise geral, todas as lojas virtuais são satisfatórias e confiáveis. O destaque fica para as Americanas.com, que além de contar com uma variedade maior de produtos, condições de pagamento, frete grátis, disponibilidade de estoque e uma logística de entrega eficiente, um diferencial importante é que na adesão ao Cartão Americanas Ibi, você ganha R$50,00 de desconto na primeira compra, mais 3.000 milhas que podem ser usadas tanto no programa Smiles (Varig e GOL) quanto no TAM Fidelidade.

O pior desempenho ficou para a Editora Vozes Livraria: a Vozes é uma editora católica, porém, com muitos titulos na área de ciências humanas, principalmente, psicologia, religião e comportamento. Lamentamos, porém, que o visual do site é bem ruim e pouco funcional e que a variedade de títulos à disposição é a menor dentre todas as lojas pesquisadas.

Já a Saraiva, apesar das vantagens do seu programa Saraiva Plus – que premia com R$15,00 de desconto, à cada 750 pontos acumulados – deixa a desejar, em dois pontos, que até pouco tempo atrás, eram seus maiores diferenciais: rapidez na entrega e excelência no atendimento.

A troca dos Correios pela TotalExpress, não parece ter beneficiado aos clientes, que perderam em agilidade na entrega de seus produtos pela empresa de logística, por mais que a Saraiva se esforce em expedir para a empresa os pedidos dentro do prazo anunciado. Outro ponto lastimável, é o Atendimento On Line: os atendentes são despreparados, desrespeitosos e totalmente desinformados.

Se você quiser saber informações simples como, em que lugar do país está seu produto ou porque da demora em que determinado item do pedido ser encontrado, você só encontrará mais irritação. Além do que, a empresa desativou a opção de envio do histórico do chat para o email do comprador, o que demonstra ainda mais, a falta de seriedade da Saraiva: certamente, em muitos episódios, os atendentes devem ter comprometido a Empresa em suas respostas, que devem ter servido de prova em ações judiciais.

A ausência da Siciliano e Cultura, deve-se ao fato de que não efetuamos compras nessas livrarias virtuais, por isso mesmo, ficamos impossibilitados de efetuar qualquer análise.

A menção honrosa vai para a Mardan, uma pequena livraria virtual, que apesar de não possuir um estoque próprio (é apenas uma distribuidora), compensa a demora no envio com um atendimento cortês e respeitoso. Enfim, fica registrado nossos elogios e sincero votos de que permaneçam assim.

No mais, desejamo-lhes boas compras. Pelo menos, nas lojas acima citadas, afirmamos que não foi constatada qualquer irregularidade ou tentativa de golpes.

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