07
fev
09

Música: Padre Joãozinho Almeida lança novo CD

disponibiliza as músicas antes do novo CD chegar as lojas!

Pe. Joãozinho, scj inova: disponibiliza as músicas em MP3 antes do CD chegar as lojas! Foto: Divulgação.

Para quem anda acessando meu blog, já notou que eu gosto de escrever sobre duas coisas: música e televisão. Sobre televisão, a mesmice me impede de escrever mais textos interessantes: o BBB9 já me saturou!!!

Restam-me outros assuntos como política, comportamento… porém, são temas de difícil digestão (para mim e para  a maioria dos leitores) e exigem um certo trabalho de pesquisa. De todos, prefiro ficar com a música, pois é algo que gosto de ouvir e de falar sobre. E falo com conhecimento de causa e sem falsa modéstia.

Hoje resolvi passar pelo blog do Padre Joãozinho, scj – ou melhor, Pe. João Almeida, scj como ele prefere ser doravante chamado – para ler um pouco e me inteirar das novidades. Gosto de Pe. Joãozinho, scj não é de hoje… é paixão antiga! E descobri que ele está com CD NOVO, fresquinho, acabando de sair da boca-do-forno…

Quando resolvi adotar uma religião – e optei pelo Catolicismo – a porta de entrada foi a Música. Os primeiros CDs que chegaram às minhas mãos, foram do grupo Agnus Dei e Pe. Zezinho, scj. Esse último aí, eu já conhecia de nome…

Mas ao folhear os encartes dos CDs do Agnus Dei, descobri que havia um “outro cara” que também assinava “,scj” depois do nome e também tinha o sufixo “-inho” no final… era um tal Padre Joãozinho, scj.

À medida que eu fui me aprofundado na Doutrina da Igreja, imergi na Música Católica com igual fervor. Fiz o meu 1º retiro da RCC – Renovação Carismática Católica e ganhei “de presente” um livro. Era para “Ministros de Música”: o autor era um tal João Carlos Almeida, scj… que coisa! De novo esse tal “scj” me perseguia… que raios significava aquilo?

Já existia internet nessa época: eram idos de 1998 ou 1999. Não existia Google: para pequisar na internet, a gente se virava com o Altavista, o Yahoo! e o Cadê?. Para os católicos, tinha o Busca Católica, portal de busca específico para sites católicos.

Foi assim que descobri que o tal SCJ significa[va] “Sagrado Coração de Jesus” e era o nome de uma Congregação de Padres fundada por um tal Leon Dehon. E descobri que Padre Joãozinho, scj e João Carlos Almeida eram a mesma pessoa. Da mesma forma, José Fernandes de Oliveira e Padre Zezinho, scj.

Louvemos e Adoremos!

Quem frequentou a Igreja – mais precisamente, grupos e retiros de oração promovidos pela RCC – devem saber da existência do famoso “Louvemos“. O “Louvemos ao Senhor” é um livreto de cânticos que já é publicado “sei lá” a quantos anos…

Só sei que ele fazia parte do precioso “Kit Kerigma. que era composto por: uma Bíblia Ave Maria + um Louvemos do ano + Um Terço + Um Adesivo para pôr no carro com os dizeres “Sou Católico Graças a Deus” + a aquela camiseta  branca com a estampa azul, com um Jesus de mãos estendida, dizendo “Vinde a Mim, pois sou Manso e Humilde de Coração”.

Na minha época, a Canção Nova e o tal PHN ainda estavam começando “a pegar”… o legal mesmo era ir nos Grupos e Retiros com seu Kit em mãos, anotar o nome e telefone das gatinhas atrás dos crachás e convidá-las para rezar um terço.

Enfim… voltando à Padre Joãozinho…

Chegou em minhas mãos uma fita K7, gravada por minha ex-paquera, com músicas desse tal Pe. Joãozinho, scj. Sim, porque naquela época, AINDA não era considerada pirataria fazer cópias caseiras, pois a nova Lei de Direitos Autorais só entraria em vigor meses depois… he he he

Não sei porquê… mas sabe aquela coisa dos refrões grudentos que eu falei na matéria sobre o Rosa de Saron? Pois bem: nessa fita cassete havia umas três ou quatro músicas com refrões insistentemente grudentos.

“Jeeeeesus, mandaaaa Teeu Espírito… para transformar meu Coração…” ou ainda… “Quanta coisaaa me ensinou… e por mim morreu na Cruz… Seu Amor me transformou… e seu nome é Jesus”. E tinha aquela outro pagodinho: “Há razão em tudo… a razão não sabe… são coisas que vêm de dentro… do Coração!”

Aquelas músicas que me tiravam o sono – quem conseguia dormir com esses refrões reverberando dentro da cabeça??? – hoje, curiosamente, são as mesmas que ouço para ter uma noite tranquila. Só que em CD, original, comprado naquela época, às custas de suadas economias. Sabe aquela coisa de cofrinho?  Então… foi juntando moedas mesmo!

Voltando ao Louvemos. Depois dos 1º CD (Conheço um Coração) e do 2º CD (Profeta do Amor) do Padre Joãozinho, o próximo CD que eu comprei foi da Série “Louvemos o Senhor Vol. 6, 7 e 8” – sim, são 3 LPs em um único CD. E dá-lhe mais músicas com refrões grudentos de Padre Joãozinho, scj.

Depois de comprar todos os CDs do Padre Joãozinho que haviam sido lançados e de completar a série Louvemos, resolvi ir atrás das músicas que existiam em outra K7: era o CD Adoremos 96.

Não achei o tal CD para comprar, mas acabei encontrando a coleção de CDs chamada Adoremos 1, 2, 3, 4 e 5. Foi minha 1ª compra virtual… lembro-me que, no total, foram R$45,00, no site da ASJ… uma pequena fortuna naquela época. Arrematei-os!

Quando pus para tocar o Volume 2 da tal coleção, descobri tratar-se do CD que eu tanto procurava!!! Era aquela música gostosa de cantar e ouvir: “Mãe de Deeeeeeus, Nossa queria Mãeeee… você nos trouxe a paz… você nos dáaa o amor…”

Daí resolvi voltar pro Volume 1, e dá-lhe outra overdose de Padre Joãozinho: “Tenda do Senhor” e “Vento do Espírito“, são dois “socos-no-estômago de tão bão que é”!!!  E ele cantando Cerco de Jericó? Definitivamente, estava em êxtase!

Passou um tempo… um bom tempo mesmo. Uma certa madrugada, entrei num Extra e achei vários CDs católicos à R$9,90. Entre eles, o 4º CD de Padre Joãozinho: Horizontes. Mas havia algo de “estranho” no ar… algo de diferente naqueles arranjos.

Fui fuçar no encarte –  Yeeeees!… eis aqui uma das vantagens que só um CD original pode oferecer!!!! – e li a Ficha Técnica: arranjos e execução por Vida Reluz. E lá fui eu atrás daqueles caras, daquela banda… bom, mais um artista para eu tornar fã e comprar todos seus CDs (risos). O mundo dá voltas e acabei me tornando amigo deles… engraçado né?

É… mas o mais engraçado mesmo, foi o que aconteceu naquela época: eu achei um e-mail “perdido” no encarte do CD. joca@infocad.com.br. Seria o e-mail do Padre Joãozinho, scj??? Eu não levei a sério… achei que era uma  falha ou uma brincadeira do designer gráfico. Mas não era: era um Easter Egg. Sabe como descobri isso?

Quando enviei um e-mail para aquele endereço. Mandei de forma totalmente despretensiosa. O corpo do texto foi apenas isto: “Este e-mail é do Padre Joãozinho mesmo?” Alguns dias depois, veio a resposta: “Sim, é dele. A paz de Cristo. Padre Joãozinho…”.

Quem diria que a tal noosfera que Thailhard de Chardin havia previsto, iria por, um dia,  frente-a-frente – ainda que apenas virtualmente –  um fã e seu grande ídolo? Sim: aconteceu comigo. A mensagem que eu coloquei dentro da garrafa e atirei em alto mar, chegou às mãos do destinatário!!!

Andando PUR aí…

Fui parar em Vila Velha (ES), meio que por acaso. Até hoje me pergunto como é que fui aportar em terras capixabas?? Enfim… era um tal de ENUCC (Encontro de Universitários Carismáticos Católicos) e eu estava lá.

Fazia uns 10 anos ou mais que eu não via o mar e eu estava  bem ali… à poucas quadras da praia e da fábrica de chocolates Garoto (não, não era A Fantástica Fábrica do Mr. Woompa, mas o Cheiro se alastra por todo o centro de Vila Velha…) Aliás, quem daqui conhece Vila Velha??? Então… o tal encontro foi no Colégio Marista.

Particularmente, eu estava mortificado. Fazia um calor infernal, e lá estava eu, no meio de um monte de gente com mãozinha pra cima rezando e cantando… um verdadeiro Woodstock Carismático. E eu achando aquilo tudo um saco!!! Eu só pensava na praia… no mar… na marola. Aaah, o mar!

Intervalo do jantar. Fila indiana para comer. Começa a missa. Mas não uma missa comum: eis que quem estava celebrando era ele!!! Padre Joãozinho, scj! Em carne e osso… à poucos metros de mim. Eu fiquei em estado catatônico por algum momento… peguei a Mavica do meu amigo, alguns disquetes virgens e tirei muitas fotos!

Curiosamente, na hora de tirar a foto com Padre Joãozinho, no final do ENUCC, a bateria da Mavica acabou… eu tirei com a máquina normal, e na revelação, justamente a foto com ele queimou…

E o novo CD?

Não sei se é coincidência ou não, mas acho que Padre Joãozinho está diferente neste novo CD! Diferente, que digo, muito melhor…

O CD anterior – Ecci Vennio – na minha opinião, foi o mais fraco da discografia do Padre Joãozinho. Um CD sisudo demais, com músicas formais demais, cerimonial demais… e animado “de menos”. O padre falou mais alto que o cantor. O teólogo falou mais alto que o artista. Definitivamente, aquele CD não era do “Padre Joãozinho(!)” que eu conhecia…

Mas neste novo trabalho – Sou Feliz por Ser Católico (Paulinas COMEP, 2009) – parece que o “antigo” Padre Joãozinho voltou. E voltou em ótima forma!!!

Músicas alegres, festivas, pra cima… A interpretação marcante e já característica de Padre Joãozinho! Enfim, sou suspeito pra falar; mas costumo dizer que ele parece cantar sorrindo… pelo menos, esta é a impressão que me dá.

Maaaaaaaaaaaaaaaaaasss… sempre tem um “Mas”!

Não sei se a passagem pelo PUR – Universidades Renovadas tem algo a ver… MAS este novo CD do Padre Joãozinho, scj me soou  meio “sertanejo-universitário”.

Arranjos econômicos, privilegiando a sonoridade acústica e o brilho de sua voz. Violões requinto dobrando,  bateria marcante, contra-baixo pulsante… e sua voz sorridente, que em alguns refrões, recebe uma terça caipira. Nas faixas  “Sou Filho de Deus”, “Vamos Cantar” e “A Paz” fica bem evidente essa sonoridade “sertaneja universitária”.

Mas o CD não limita-se à esse estilo. As faixas “Entrega pra Jesus” e “Famílias em oração” são baladas cadenciadas, com belos floreios de Acordeom. Gostosas de cantar, de tocar, de ouvir… tipo assim: com as mãos dadas e balançando-as, com os braços estendidos.

A boa surpresa do CD é o “Xote do Cristão“, que como já indica o próprio título, é um gostoso xaxado nordestino, no melhor estilo rala-bucho… (risos). Ah sim: e a letra tem um “quê” de Teologia da Libertação. Nunca havia ouvido Padre Joãozinho cantar algo falando de “terra-e-mão-na-massa” e “povo-unido”. Para mim, é fato inédito!

Todas essas surpresas lhe aguardam neste novo CD!!! Se você não conhece ainda Padre Joãozinho, scj, e suas obras, este novo trabalho é um ótimo cartão de visitas! E não tem desculpas para não ouvir: ele disponibilizou os MP3 para download e audição de forma gratuita, antes mesmo do CD chegar às prateleiras!

Mais uma vez, Padre Joãozinho mostra que está à frente de seu tempo e inova. Show de Bola. Nem preciso dizer, que mesmo agnóstico, não vou deixar de completar a minha coleção do Padre Joãozinho, scj!


Quer LER e OUVIR mais sobre Padre Joãozinho Almeida, scj?

Anúncios

13 Responses to “Música: Padre Joãozinho Almeida lança novo CD”


  1. 1 ANA VALESKA MOREIRA
    7 de fevereiro de 2009 às 11:38

    Olá Bom dia!
    Lí no blog do Pe. João Almeida seu lindo e belo texto é de encher os olhos, a alma e tamanha sabedoria.
    Então resolvi conferir o seu….hehehehe
    Quero deixar aqui meus sinceros elogios e agradecer.Porque quando lemos coisas boas, úteis pelo menos eu tento me transformar pra melhor!!!
    Agradeço a deus pela sua sabedoria.
    Um abraço fraterno.
    ANA VALESKA – FORTALEZA

  2. 2 Jamille
    7 de fevereiro de 2009 às 14:42

    Olá Boa tarde!!
    Conheci seu blog pelo blog do Padre Joãozinho, que por sinal escreveu mto bem sobre vc e dei um pulo aqui ler seu blog.
    Achei interessantíssimo seus questionamentos e ponto de vistas, amei a materia do Rosa e tbm sobre os padres pops… e claro, sobre o Pe. Joãozinho que tbm gosto mto, ams acho q não o tanto qto vc .. rs… quero declarar que sou vidrada no Padre Fábio, acho que muito além de um corpinho e rosto bonito tem muita cuca no lance! Posso dizer a vc que o que esse homem escreve e fala tem muito mais poder na vida das pessoas do que simplesmente a beleza… ia beleza vai passar, mas a sabedoria dele…sempre vai crescer. Qdo tiver oportunidade leia um livro dele… é bom d+.
    Parabéns pelo seu blog e pode ter ctz que serei frequentadora assídua dele!

    Um Abraço
    Jamille Lara – Itapetininga/SP

  3. 3 Carlos Rene
    7 de fevereiro de 2009 às 17:56

    Ola
    Seu texto sobre o Pe.Joazinho e exelente, seu blog e bem animado tmb.
    Se puder da uma passada no meu ficarei grato:http://renebelo.blogspot.com/

    Um abraço

  4. 4 mary matos da gama
    7 de fevereiro de 2009 às 21:21

    ola querido gostei demais do teu blog ,bah cara tu sabe tudo da vida do homem, tô de boca aberta tu tá ligado mesmo sabe quando nao conhecemos uma pessoa mas ja a imaginamos… vê se tô certa!imagino vc um jovem de uns 25anos ,alto bem loco, loco por Jesus.pela musica católica,e tu entende como falou o pe:Joaozinho,temos muito em comum costo muito de ouvi-lo ele é muito sábio na verdade nós católicos temos muitas riquezas pena que poucos percebem ,ele estava na cançao nova agora quinta -feira passada com o pe:Fabio que tbm é maravilhoso as músicas dele entao é uma loucura penetra lá dentro no mais profundo da alma ,pra mim ouví-lo é retirar-me ,é entrar em intimidade com o Senhor .sabe como te achei? por indicaçao do pe:Joaozinho … olha só tu ta chik

  5. 5 Mary -Buenos Aires PE
    8 de fevereiro de 2009 às 12:34

    Oi vim dá uma olhadinha a pedido do padre joãozinho (NO BLOG DELE), e parabéns pela matéria e pelos elogios que fez ao trabalho dele. ELE ADOROUUUUUUU! EU TBM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. 6 Cris Parron
    8 de fevereiro de 2009 às 21:54

    Parabéns… nada melhor que o reconhecimento,a apreciação de um trabalho.E que maravilha: você leu a alma de alguém, assimilou o que um autor queria transmitir… Parabéns de novo amigo. Você tem não só a habilidade para escrever, mas o Dom de saber como escrever. Beijos no coração

  7. 7 Sandra Simone Almeida Maçaneiro
    10 de fevereiro de 2009 às 20:33

    oi…como é maravilhoso ver o poder de Deus através do Pe Joãozinho, e como sua palavra, sua musica toca o coração das pessoas e as transformam. adorei sua materia. parabens por divulgar os homens de Deus com tanto amor.

  8. 8 Simone Teixeira
    10 de fevereiro de 2009 às 20:49

    Mazinho, li seu comentário no Blog do Pe. Joãozinho e deixei uma mensagem pra você que transcrevo aqui:

    Pe. Joãozinho,

    Peço licença para deixar meu pedido de desculpas ao Mazinho. Eu posso realmente ter entendido errado o comentário dele. Não sou especialista em músicas, arranjos e CDs. O CD Sacerdote para Sempre falou fundo ao meu coração, mas, como você mesmo disse: “Mazinho leu sua alma” e eu falei dos sentimentos que brotaram dentro de mim. Creio que a visão dele foi mais ampla que a minha… Parabéns Mazinho!
    A ele e a você meu respeito e minhas orações.

    Simone.

  9. 15 de maio de 2009 às 00:44

    Olá amigo, já tinha ouvido falar de você, mas soube do seu blog através do Blog do nosso amigo em comum Pe. Joãozinho. Irmão estou lançando meu novo cd solo, sou ex integrante e fundado da Banda Exodus-OraSamba, agora com esse novo trabalho “O Amor de Deus”. Confira minhas músicas no myspace, palcoMP3, Youtube, Orkut, etc. Um Fraterno abraço Deus te abençoe na caminhada. Paz!

  10. 15 de agosto de 2009 às 18:21

    Parabéns pelo cd Sou feliz por ser católico

  11. 11 Ana Paula =)
    4 de setembro de 2011 às 09:53

    Padre joãozinho grande homem de deus
    nasceu em Brusque SC inclusive minha cidade
    Era ainda muito criança quando optou pelo sacerdócio. Aos 11 anos ingressou no seminário da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. O violão foi sempre o companheiro de todas as horas. Gostava de compor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,997 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: