12
fev
09

Editorial: Não queremos ser unanimidade

TOP 10 da semana passada

TOP 10 da semana passada

O MZN News está quase completando dois meses de vida. Neste tempo, muitas coisas aconteceram: coisas boas e coisas ruins também.

Obviamente, começo comentando um e-mail de uma grande leitora, admiradora e amiga, que ficou preocupada com o teor do último texto Aberratio Juris. Tratar e falar de juízes, no Brasil, é teoricamente, cutucar onça com vara curta…

Mas, ao contrário de todos os outros meios de comunicação – revistas, jornais,  sites, blogs – que apenas noticiaram a sentença do juiz carioca como algo exótico, nós fomos ALÉM: elogiamos a celeridade da justiça, nesse caso específico! Isto, ninguém falou…

Também puxamos a orelha do magistrado: o Flamengo AI DE CAIR pra segundona também (risos) e nós, exigiremos retratação dele!!! Por hora, ele está certo…

Nosso objetivo é sempre exercitar esse olhar diferente sobre os fatos que nos cercam. No Brasil, a figura do “juiz” acabou sendo “sacralizada”: seres, desprovidos de qualquer emoção, que agem somente com a estrita razão e que são infalíveis.

Não, não são. Juizes são pessoas, seres humanos, imperfeitos como todos nós. Às vezes, erram. Mas quem não erra? Ninguém é perfeito: só Deus, talvez o sê-lo. E uso o “talvez”, porque ainda tem gente que “crê que Ele não existe”. Prova de que, nem mesmo Deus, é uma unanimidade…

Tentarei conversar pessoalmente com o magistrado e obter dele, um esclarecimento. Acho que talvez seja o mais prudente, pois, creio que muita gente gostaria de entender o que ele pensou quando escreveu essa sentença. Imagino, que foi o mesmo que aconteceu, com o juiz carioca: alguém “leu” a sentença, passou a informação adiante, e depois de todo o rebuliço causado, só aí foram lá ouvi-lo.

Bom. Outro fato que gostaria de ressaltar foi que, o Blog, finalmente, está tomando um rumo certeiro: saber que temos leitores de todo o país e de todas as faixas etárias, aumenta a responsabilidade que temos em cada novo post.

Não temos pressa! Em dois meses, não fizemos qualquer espécie de publicidade SOBRE ou DENTRO do Blog. E graças à divulgação “boca-a-boca”, temos em média hoje, 500 acessos por dia.

O pico de audiência foi o dia 19.01, onde publicamos, com exclusividade, fotos da Priscila Pires do BBB9 publicadas no site Mochileiras. Ficamos preocupados, pois, num primeiro momento, para manter os leitores já conquistados em nosso site, continuamos a abordar o assunto. Sempre tentando dar um “outro olhar” sobre os fatos – por mais que o assunto, por si só, seja inócuo.

Fiquei imensamente feliz quando vi que o 2º pico de audiência, foi justamente, o dia em que postamos sobre o novo disco de Padre Joãozinho. Por vários motivos: naquela mesma semana, haviamos criticado uma certa revista semanal por ter copiado nossos textos, pela forma como eles se referiram aos artistas e público da música religiosa… enfim.

Quando alguém nos mandou um vídeo no YouTube, onde Padre Fábio de Melo, num desabafo em seu programa veiculado no dia 05.02, falou praticamente, a mesma coisa que havíamos dito em nosso Editorial do dia 03.02, muito nos alegramos! Saber que, nossa matéria, por mais que tenhamos sido críticos e incisivos, o fizemos com o cuidado para não ferir nem ao artista, nem à seus fãs: justamente o contrário da revista.

A diferença é que somos apenas um pequeno Blog, que não tem lucro algum e é um laboratório de Semiótica, onde queremos que os leitores, deixem de ser apenas “leitores” e tornem-se “coadjuvantes” nesse processo de enxergar a realidade que nos cerca, com um outro olhar. E nosso alcance é restrito – ainda bem.

Enfim, quando vimos que além da nosso texto copiado por tal Revista, mais duas matérias do MZN News foram publicadas em outros Blogs, como o do Padre Joãozinho e dos Rosanautas, vimos que o que foi escrito por nós teve uma repercussão junto às pessoas. E o debate, a polêmica, faz parte desse exercício de “Olhar Diferente”…

Mas a minha grata surpresa mesmo, foi saber que um post totalmente despretensioso – onde falei de Eu, a Patroa e as Crianças – está sendo um dos mais vistos. Até porque, nele, fizemos uma pesquisa que NENHUM outro site, blog ou revista tinha feito: saber o paradeiro dos atores infantis e juvenis. Apesar do público não comentar, as estatísticas do WordPress, nos mostraram que ele foi o tópico mais visto durante alguns dias.

E permanece firme, entre os TOP 10. Sempre que tem paredão no BBB9 ou a Priscila Pires faz uma declaração picante, imediatamente, os posts onde ela é a protagonista, voltam às primeiras posições. Mas aprendemos que, num Blog, para saber que estamos “acertando a mão”, temos que fazer uma equação delicada, entre ‘audiência’ + ‘comentários’ + ‘enquete’.

Há 1 mês no ar, a enquete, praticamente permaneceu inalterado nos níveis de aprovação do Blog: sempre aicma de 70%. Da mesma forma, que os níveis de rejeição, mantém-se no patamar de 20% e os outros 10% restante, sejam de abstenções…

Não queremos ser unanimidade. Não lembro quem disse, que toda unanimidade é Burra. Por isso, fico feliz que existam Ateus: eles corroboram que Deus existe e é perfeito, graças à sua crença. E sabendo que Deus existe e é perfeito, mais vejo que o Ser Humano é IMPERFEITO e falível… e nós, também, somos humanos e imperfeitos.

Anúncios

1 Response to “Editorial: Não queremos ser unanimidade”


  1. 1 Cris Parron
    15 de fevereiro de 2009 às 23:40

    Parabéns… sua iniciativa de olhar a notícia de uma forma mais “crítica” é justamente o objetivo de muitos ‘educadores’. Quando digo, educadores refiro-me não somente aos professores, mas principalmente os pais( conforme comentamos dias atrás a diferença entre professor e educador). Penso que é de extrema valia fazer o leitor processar a notícia e retirar dalí sua conclusão e não ir pela massiva indução da mídia. Exercício da liberdade de expressão, lógico, desde que não haja ofensa e palavras agressivas. Como diriam meus alunos, os assuntos aqui abordados são “Top”!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,172 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: