21
fev
09

Comportamento: Carnaval 2009, Nada de Novidades…

Mais do mesmo: a única imagem que chamou a atenção foi da comissão de frente da "Rosas de Ouro"

Mais do mesmo: a única imagem que chamou a atenção foi da comissão de frente da "Rosas de Ouro"

Carnaval: entra ano, passa ano, é tudo igual. Nada muda. É sempre o “mais do mesmo”. Quer ver?

É gente morrendo nas estradas em acidentes automobilístico. Pessoas matando ou morrendo nas concentrações populares, claro, tudo regado à muita, muita bebida.

Na televisão, peitos e bundas nos desfiles das Escolas de Samba. Na Bahia, os mesmo trios elétricos e um bando de foliões, sendo incentivados à beijarem na boca.

No Recife, o Galo da Madrugada continua sendo o maior “cordão carnavalesco” do mundo, segundo o Guiness Book.

Nos camarotes dos sambódromos (Anhembi e Sapucaí) e dos circuitos Barra-Ondina (Salvador), celebridades e ricaços, marcam presença. Então, afinal: o que eu poderia falar sobre o Carnaval?

Reféns do Carnaval

Poderia falar das pessoas, que assim como eu, odeiam carnaval… mas, nos tornamos reféns nesta maldita época do ano. Pensem comigo: eu gostaria de viajar!!! Certo?

Mas, não sei porquê, o preço da gasolina que até semana passada estava em R$2,45, foi reajustada para R$ 2,69… eu não vi nada na TV anunciando aumento no preço do barril de petróleo!

Fora isso, todos os roteiros turísticos, nesta época do ano, se transformam em Sucursais do Inferno: gente e mais gente, bebendo, pulando, dançando, transando… enfim!

Sem contar o bando de muleques de 18 à 20 anos, que eufóricos, decidem pegar estrada em seus “carrinhos 1.0” (que ganharam dos pais, por passarem no vestibular!). Têm pressa de chegar logo ao destino final, para poderem beber e aproveitar cada segundo… e ficam até o máximo que puderem ficar no final dos festejos, e resolvem “tirar o atraso” na estrada.

Isto quando não tem garotas no carro: aí sim, os feronômios berram altíssimo e eles querem “mostrar que são fodásticos”, acelerando demais, ultrapassando onde não dá… Complexo de Pinto Pequeno. Tentam compensar “ao volante”, suas auto-estimas mal resolvidas.

Então, tornamo-nos reféns do Carnaval. Uma legião de pessoas, de todas as idades, que prudentemente, preferem DESCANSAR nesses dias de verdadeira histeria e entorpecimento coletivo. Para quem tem religião, há um séquito de opções de retiros. Mas e quem não tem???

Quem tiver TV por assinatura, ótimo: vai assistir Discovery Channel ou alguns bons filmes. Quem não tem, se fudeu: vai ter que aguentar ver “bundas, peitos, beijoqueiros, bêbados e carros batidos” nos noticiários. Ainda tem a opção da internet, onde você pode ler notícias, e-books, vídeos no YouTube, programas legais for web (Ooops, no Uol)… e ainda, pode vir aqui pro meu Blog, ler alguma matéria legal né?

1ª Novidade: Sérgio Naya encontrado morto

A primeira delas: SÉRGIO NAYA “foi encontrado morto”. Li esta notícia ontem, no UOL, e estava na casa de um amigo. No escopo da matéria, dizia-se que “De acordo com o hotel, até ontem Naya estava aparentemente bem, foi simpático com todos e viajava à cidade algumas vezes, a negócios. O corpo foi encontrado na cama, coberto, por volta das 16h.

Na mesma hora, eu lembrei de um outro caso: PC Farias. Sim. Quem tem menos de 30 anos de idade, não vai se lembrar nem de quem foi Sérgio Naya, nem Paulo César Farias. Mas há coincidências incríveis entre os dois casos.

Primeiro fato: eles “foram encontrados mortos”. Oras. Até hoje, não se tem a comprovação científica de que qual teria sido o “tipo” de morte de PC Farias e de Suzana Marcolino: assassinato passional, seguido de suicídio? Duplo homicídio?

No caso de Naya,  os legistas de Ilhéus (BA) parecem convictos de que foi Infarto. Veja o trecho da matéria do UOL:

O ex-deputado federal Jorge Viana (PMDB-BA), que vive em Ilhéus e era amigo de Naya, disse ao UOL que foi avisado da morte e acompanhou o legista que teria constatado que Naya morreu de infarto. “Assim que eu soube, fui para lá. Depois de constatar a causa da morte, os legistas levaram o corpo para o necrotério de Ilhéus, onde ele está sendo embalsamado“, disse Viana.

Peraí. Viram a palavra que nós sublinhamos? EMBALSAMADO. Alguém sabe o que é embalsamar? Explico, de uma forma simplificada: drena-se todo o sangue do cadáver e retiram-se as vísceras, para retardar o processo de putrefação.

Precisamos entender o que é Medicina Legal: é ramo da medicina que auxilia a Justiça a esclarecer crimes, à partir da investigação científica do corpo humano, estabelecendo, a causa mortis em cadáveres, extensão de lesões corporais ou violências sexuais em pessoas vivas, entre outras coisas. Portanto, o médico perito criminal, é um médico como outro qualquer: a exemplo do pediatra (que cuida das crianças), do geriatra (que cuida dos idosos), ginecologistas (que cuida do aparelho sexual de mulheres/moças), obstetra (que cuida da saúde das gestantes e do feto), urologista (que cuida do aparelho sexual dos homens), etc.

No Direito Penal, é sabido que, para se concluir as circunstâncias de um crime, deve-se obter um conjunto de provas que estabeleçam um nexo causal entre as ações do executor (réu) e sobre a vítima do crime.

Num caso de assassinato, entram em campo, além da polícia e do médico legista, a figura dos peritos técnicos. Alguém aqui já deve ter visto CSI – Criminal Scientific Investigation (uma série, obviamente, que relata de forma fantasiosa, a atuação desses profissionais).

Para que a Polícia Técnica (os peritos criminais) possam atuar, é imprescindível a preservação da cena do crime. Segundo notícias na internet, o quarto de Naya foi mexido antes da chegada da Polícia Técnica: o corpo foi retirado sem conhecimento da Polícia. “Não fomos comunicados sobre a morte nem autorizamos a retirada do corpo”, disse. “Essa autorização é dada pela delegacia, que depois comunica o Departamento de Polícia Técnica, que providencia a remoção para o Instituto Médico Legal.“, declarou ao UOL, a Dra Adriana Paternostro, titular da Delegacia de Atendimento ao Turista, de Ilhéus (BA).

O corpo de Naya – devidamente embalsamado – já foi liberado pelo IML de Ilhéus para os cortejos fúnebres:

O corpo do ex-deputado federal Sérgio Naya (PP-MG), 66, já foi liberado pela polícia de Ilhéus (BA) para seguir para Laranjal (MG), onde será velado e enterrado.

Na noite de ontem o corpo do empresário foi embalsamado e hoje ele será removido para a cidade de Larajal (MG), onde Sérgio Naya nasceu e será sepultado. O corpo será levado pelo irmão ainda nesta manhã em avião fretado.

Segundo o médico legista Aldemir Almeida, que fez uma autópsia do corpo nas dependências do velório da Funerária São José, na noite de sexta-feira, Naya morreu de infarto agudo.

Tendo o corpo sido retirado ANTES da chegada da Polícia Técnica, a “eventual” cena do crime, “pode ter” sido alterada. A necropsia (não existe autópsia, pois o “cadáver não pode se auto-examinar, pois é claro, já está morto”) foi feita por um legista local, que, acabou fazendo um procedimento de embalsamento.

Assim, ficará MUITO DIFÍCIL, esclarecer com 100% de certeza, de que a morte de Sérgio Naya foi realmente “de causas naturais, como um infarto”.

E quanto à sua morte, nada muda, em relação às vítimas do desabamento do Palace 2. O processo continuará correndo, porém, agora com mais um “entrave jurídico”: terá que ser feita o espólio dos bens do falecido entre os seus sucessores. Somente após isso, poder-se-á dar prosseguimento às indenizações pendentes.

2º Novidade: Mariana Ximenes e Paulo José quase se afogam

Mariana Ximenes e Paulo José quase se afogam na Bahia

Mariana Ximenes e Paulo José quase se afogam na Bahia

Os atores Paulo José e Mariana Ximenes (exclusivos da Rede Globo) quase se afogaram, na praia de Itapuã (da famosa música de Dorival Caymmi).

Para não dissipar qualquer boato de que ambos estariam juntos e teriam algum relacionamento amoroso, foi amplamente divulgado que ambos só estão na Bahia para “gravações de um filme”.

O UOL foi mais a fundo nessa história: “Os atores estão na capital baiana para as gravações do filme ‘A Morte de Quincas Berro D’Água’, de Sérgio Machado, inspirado na obra de Jorge Amado.“, segundo Manuela Mattos (enviada especial do UOL à Salvador).

OK. Pode até ser que os dois atores não estejam tendo um affair. Mas também, NÃO FICOU CLARO, se eles se afogaram enquando “estavam filmando” ou se eles estavam apenas “divertindo-se”.

Se, eles estavam filmando alguma cena em mar, trata-se de um grave acidente de trabalho. Se fosse em Hollywood, certamente,  haveria um forte esquema de segurança para garantir a integridade física dos atores, inclusive, usando-se de dublês profissionais.

Agora, se eles estavam “de folga”, fica a dúvida: quem em sã consciência, sabendo que não sabe nadar, entraria num mar agitado? Na matéria do UOL, a jornalista entrevistou autoridades soteropolitanas (de Salvador/BA), sobre como no Carnaval, aumenta o índice de afogamentos no litoral baiano:

Esse foi um dos 31 casos de afogamento registrados no primeiro dia de Carnaval em Salvador. De acordo com Glauco Bastos, coordenador da Salvamar, os afogamentos acontecem principalmente pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas, que diminui o reflexo dos banhistas, e também por conta do alto número de turistas inexperientes com o mar.

O Secretário de Serviços Públicos, Fábio Mota, afirmou que, em função das chuvas, o mar está perigoso e exige maior atenção dos banhistas, ainda mais dos turistas que não tem conhecimento do local. “Eu recomendo também que se evite o banho de mar, principalmente após a ingestão de bebidas alcoólicas“, acrescentou.

Relendo tudo isso: Mariana Ximenes e Paulo José, estariam, então, embrigados? Eis a dúvida que ficou no ar. A matéria deu a entender isso… Será???

Quer LER mais sobre:

Anúncios

0 Responses to “Comportamento: Carnaval 2009, Nada de Novidades…”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,152 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: