19
mar
09

BBB9 – Aprenda a falar corretamente com exemplos da Priscila

A nossa torcida para Priscila participar do Soletrando!!!

A nossa torcida para Priscila participar do Soletrando

Faltam menos de 20 dias para o BBB9 acabar – graças a Deus!!!! – e polêmicas envolvendo os participantes sempre vêm à tona.

A última: começou a circular dois vídeos caseiros feitos com um celular, que seriam de Maíra fazendo sexo com seu ex-marido.

Não era boato: a própria Maíra confirmou em entrevista ao site EGO (do portal G1) e ao Diego Alemão a existência de tais filmes.

Bom, Maíra: nossa torcida para que você consiga fazer desse episódio uma oportunidade de alavancar sua carreira.  Mas fica a lição: gente, não façam filmagens caseiras em celulares, câmeras digitais ou coisas do tipo!

Há uma antiga lição de Direito — não sei precisar o autor — que diz: “É impossível reparar um dano contra alguém. É como se outrem subisse à mais alta torre de uma Catedral e rasgasse lá em cima um travesseiro de penas… as penas seriam espalhadas pelo vento. E mesmo que boa parte delas pudessem ser recolhidas, sempre haverão aquelas que não seriam encontradas… Mesmo que o travesseiro fosse refeito, jamais seria o mesmo travesseiro: sempre existirá a lembrança daquelas penas não encontradas e extraviadas”.

Em tempos de Internet e onde a nossa privacidade é cada vez mais violada — tanto pelo Estado, quanto por empresas que vasculham os nossos hábitos de consumo — eu me pergunto: onde vamos parar?

Recentemente, tivemos o caso do jogador do grêmio — um guri de apenas 18 anos — que parece ter tido um surto e fugiu de Porto Alegre rumo à casa de seus tios em Jundiaí (SP). Todos os passos do rapaz foram “filmados” por câmeras de segurança e o seu trajeto foi revelado através dos “saques efetuados com o cartão eletrônico”.

A pergunta que eu faço: se é inevitável, portanto, que nossa privacidade seja escaramuçada por tudo e todos, por que então as pessoas ainda dão “mole para o azar”? Já não bastasse as câmeras de segurança nos condomínios, bancos, lojas, supermercados, rodoviárias, ônibus… vejam os Orkuts, Fotologs, MySpaces e Blogs: vocês encontrarão uma boa quantidade de pessoas — em sua maioria, meninas e rapazes — que se expõem a troco de quê? De nada!

As pessoas, de um modo geral, têm uma visão glamourizada e distorcida do que seja “fama”. Eu costumo dizer, ao analisar essas celebridades instantâneas, que fazem de tudo para alcançá-la… e muitas vezes, não estão prontos para lidar com ela, quando enfim a fama chega!

Mulheres melancias, jaca, morango, pêssego, abacate… MC Créu, Dedéu, Marcinho, Zezinho, Huguinho, Luizinho…  onde vamos parar? Fica a reflexão!

Como você gostaria de ser lembrado(a)?

E a Priscila e o Soletrando?

Ah! Quase me esqueci. Saibam vocês que todos os participantes do Big Brother tem um blog, onde eles podem mandar recado pra galera aqui fora. A Priscila tem usado com bastante frequência o dela — talvez isto explique o fato dela ter mudado muitas atitudes dela dentro da casa.

Mas eu colecionei “duas pérolas” da sister em seu blog. Já aviso logo que não manipulei nada: está tudo lá. Vou postar apenas esses momentos ortográficos da jornalista Priscila:

mzn-bbb-priscila-ooops

Priscila disse: “Quero agradecer a Deus por estar aqui… eu e ele sabemos o quanto eu e minha família precisa desse dinheiro“.

Vamos lá: existem pelo menos dois erros nesta oração! Vejamos:

  • O primeiro erro é crasso e inaceitável para alguém que diz possuir o ensino superior completo — ainda mais, em comunicação social/jornalismo. “Eu e minha família PRECISAMOS desse dinheiro”, Priscila!!!Se somente a “sua família” precisasse do dinheiro, aí sim, você poderia ter dito “o quanto a minha família PRECISA”.Porém, quando você SE INCLUIU no rol dos que PRECISAM do dinheiro, deixa portanto, de ser terceira pessoa do singular (“minha família”, apesar de ser um substantivo coletivo, é singular; “minha família” = ela) e passa a ser primeira pessoa do plural (= nós).

    Por isso, votamos para que você SAIA o quanto antes do BBB e vá direto para o Soletrando!
    Fala sério, né?

  • O segundo erro poderia até ser relevado, pelo fato do blog ser pessoal; portanto, podemos admitir uma linguagem mais coloquial, menos formal? Podemos.Ao usar no primeiro período “Quero agradecer a Deus por estar aqui”, Priscila utilizou reticências (…) para enfatizar a oração e indicar uma forma de “suspirar”, uma interrupção semântica de seu pensamento.No período seguinte, ela errou ao usar a forma “eu e ele sabemos”. Ele – em questão, Deus – ficou sem sentido. Ao usar reticências ela encerrou a oração anterior. Portanto, não poderia retomar a referência implícita à Deus na segunda frase.

    Se assim o quisesse, deveria substituir as reticências (…) por ponto-e-vírgula (;). Assim, ela não interrompe abruptamente a idéia da frase anterior, mantendo uma ligação semântica entre as duas orações.

    E o uso de “eu e ele sabemos” que “eu e minha família” ficou redundante. Melhor seria utilizar a forma:

    “Quero agradecer à Deus por estar aqui; nós (ou ambos) sabemos o quanto é importante esse dinheiro para eu e minha família”.

Agora, outra pérola de Priscila: sua confissão galinácea:

mzn-priscila-soletrando-ii

Priscila disse: ” — Bom dia… sou a Galinha… ha ha ha ha… Oh… galinha é a mãe…”

Não obstante sua confissão galinácea, vamos corrigir Priscila mais uma vez! Vejamos:

  • Em cumprimentos formais, usa-se sempre vírgula após “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Boa Noite”, “Olá” e outros. Reticências devem ser usadas com moderação!Mas neste caso, Priscila não dirigiu os cumprimentos a alguém específico: “Bom Dia, Galera”. Neste caso então, o correto é usa ponto final.
  • “Sou a galinha”. Qual galinha você é? Galinha Caipira — pessoal, não estou fazendo brincadeira com o gentílico de Priscila, viu? — ou Galinha Granjeira? Seria Galinha d’Angola (que eu cantava na música de Clara Nunes, inocentemente: Galinha d’Angola que leva o chocalho amarrado na canela, será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela? Anos depois descobri que o correto era “Menina d’Angola”).O artigo “A” é artigo DEFINIDO, ou seja, deve ser usado para ESPECIFICAR um nome. “Eu sou O presidente”; “eu sou O autor do blog”; “eu sou A galinha do BBB”…

    Portanto:  se “galinha” foi utilizado como ADJETIVO, o artigo correto é UMA: “Eu sou UMA galinha”. No entanto, se “galinha” foi utilizado como SUBSTANTIVO, deve ser acrescido um COMPLEMENTO NOMINAL, que ADJETIVE o nome (no caso, galinha). No nosso exemplo, mostramos o uso correto com o artigo definido A: “eu sou A galinha DO BBB”, onde “do BBB” é complemento nominal de “galinha”.

Espero que tenham gostado da aula de gramática!

3 Responses to “BBB9 – Aprenda a falar corretamente com exemplos da Priscila”


  1. 1 Adrino Amenin
    23 de março de 2009 às 07:39

    Cara, honestamente, tu realmente não tem nada melhor para fazer né? No caso do “eu e minha família” a tua sugestão de utilizar “Quero agradecer à Deus por estar aqui; nós (ou ambos) sabemos o quanto é importante esse dinheiro para eu e minha família”, também está corrento, Sr. Soletrando! Revise o final da sua frase: “[…]sabemos o quanto é importante esse dinheiro para eu[…]” NÃO EXISTE PARA EU!!! Ao meu ver, tu não é tão melhor assim que a Priscila, não é?

    Depois da referida gafe, eu nem acabei de ler todo o post sobre as falas da Priscila, e nem perderei meu tempo.

    Sobre a forma de escrever no blog dela, meu amigo, ela pode escrever como quiser, trata-se de um blog, linguagem coloquial,é comum vermos no blog de outros BBBs abreviações como “kd” “vcs” entre outras do “internetês”.

    Um sugestão, utilizando as tuas palavras, “melhor seria” tu arrumar coisa melhor para fazer, como por exemplo, escrever sobre algum assunto de relevância. Garanto que nenhuma criança vai ter problemas de alfabetização por conta da Priscila ou de qualquer outro BBB.

    Bem, agora tu pode começar a corrigir o meu texto (eu não revisei para que tu tivesse alguma diversão) e postar as tuas sugestões! 😉

  2. 2 mazinhoalmeida
    24 de março de 2009 às 00:06

    Erramos e aceitamos o erro.

    Realmente o correto seria “…importante para mim e minha família”.
    Mas isto não desonera o fato de que, para uma jornalista, fazer uma “simples flexão verbal” — eu e minha familia PRECISA — é um erro gravíssimo.

    Ainda mais, que querendo ou não, Priscila (e todos os demais integrantes do BBB) tem um trunfo na mão: sua formadores de opinião. Quantas garotas querem ser como ela e imitarem-la?

    Já que é assim, que a imitem nas qualidades. E não nos defeitos.
    No mais, não creio que tenha ofendido ninguem. Parti da análise de um fato, de palavras da própria.

    Como este é um blog independente e com sérias restrições orçamentárias, não contamos com uma equipe de revisores para os textos publicados.

    Aliás, por termos MAIS DO QUE FAZER do que ficarmos sentados durante o dia todo na frente do PC, é que utilzamos o pouco tempo livre para podermos publicar algo aqui.

    E o respeito aos nossos leitores — que são mais de 36 mil em 3 meses de casa nova — publicamos artigos sobre aquilo que ELES QUEREM LER.

    A “nuvem de TAGs” comprova que BBB9 e PRISCILA BBB9 são os termos mais buscados. Porém, não nos limitamos apenas à “reproduzir” e “copiar” matérias já veiculadas.

    O objetivo do Blog — como está implícito no slogan “um novo olhar sobre as notícias” — é justamente fazer uma análise crítica e semiótica sobre fatos que, aparentemente, não teriam nada de relevante.

    Mas fico feliz pelo seu comentário. Creio que a sua audiência nos deixa felizes e motivados.
    No mais, ficamos felizes de vivermos num país democrático, cuja Constituicao garante-nos o direito e aliberdade de expressao, de pensamento e de manifestar nossas opiniões.

    Da mesma forma que nos beneficiamos dessa liberdade, você caro leitor, também!
    Os comentários são o termometro de um blog.

    E particularmente: pouco nos importa a quantidade.
    Queremos mesmo é suscitar o debate.

    Por isso, lançamos como padroeiro dos Blogueiros Independentes: São Clodovil!

    São Clô, Rogai por nós!
    Ilumina nossas mentes com a luz de sua inteligência!
    Voltei nosso olhar para a lente da verdade, sempre.
    Não deixei que caiamos na tentação de sermos fracos,
    E sem personalidade.
    Conservai em nós a originalidade, espontaneidade e verborragia.
    Dai-nos candura, doçura e paciência.
    Ensina-nos a Amar e Odiar, Ofender e Perdoar.
    De onde estiver,
    Amém!


Deixe um comentário

Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

