22
mar
09

Comportamento: mais um escândalo envolvendo adolescentes

mzn-mordacaAcabei de ver no Domingo Espetacular sobre o caso de Ibirubá (RS): um bando de adolescentes e uma garota — que segundo a matéria tem apenas 11 anos — praticam sexo grupal. O vídeo foi filmado por um celular e foi divulgado na internet. Detalhe: apenas a Record noticiou o fato.

Fiz uma busca no UOL, G1 e Terra e ninguém mais falou sobre o fato. Quero crer que as outras mídias não deram ampla divulgação para não atrapalhar as investigações da autoridade e não exporem ainda mais os envolvidos no caso, principalmente, a garota.

Mas o que mais me incomodou é o fato de que uma das matérias que abriu a edição deste Domingo Espetacular foi sobre… swing! Isto mesmo: mostraram o que é swing — prática de troca de parceiros sexuais entre casais — entrevistando vários praticantes, inclusive, um “casal jovem”: ele 26, ela 22.

Detalhe 2: eles se detiveram na matéria a retratarem uma casa de swing que foi fundada por um casal — aparentemente, parecem ter entre 40 e 50 anos, com boa instrução e nível social elevado. Pelas minhas contas, esse casal de coroas fundaram a casa de swing há 10 anos. O casal jovem disse que frequenta a casa desde que começaram as atividades. Ou seja: ele teria 16 e ela 12? Ou eu entendi errado?

E para finalizar, a veiculação do caso de Ibirubá… Tudo isso na mesma semana onde a Record mostrou camisinhas sendo distribuidas como se fossem “hóstias” em Templos da Universal na África, e paralelamente, começaram uma  série de editoriais atacando duramente à Folha de São Paulo.

Bom. Vamos à utilidade pública. Na matéria do D.E., além deles darem dicas de como “achar o vídeo” na internet — com direito a várias repetições de simulação de buscas no Google, YouTube e Orkut — mencionaram o fato de que o vídeo ainda estaria disponível na internet em alguns sites. Mentira!

Verifiquei que não é bem assim… encontrei APENAS UM BLOG que faz menção ao vídeo. O link que o blog aponta denunciei à Safernet.

Aliás, é sobre isso que eu quero falar. Se você se deparar com vídeos, fotos ou qualquer outro tipo de material pornográfico na internet, denuncie! Caso queira ficar anônimo, use o SAFERNET: e fácil e simples. Basta você copiar/colar o link suspeito, fazer uma breve descrição e pronto! No final, é gerado um número de protocolo para você acompanhar o andamento da denúncia feita.

Eu fiz minha parte. Não vou divulgar fotos, não vou falar como procurar, etc etc.
O único lugar que estava disponivel, eu denunciei. Acho que é isso que todos temos que fazer.
Deixem as autoridades fazerem o trabalho deles… sem alarde, para que não haja superexposição dos envolvidos.

Porém, cabem algumas reflexões sobre o fato:

1. Tanto a garota quanto os garotos eram todos menores, com idades variando de 11 à 14 anos. Neste caso, pergunto: eles respoderão por crime se são penalmente inimputáveis?

2. E os pais dos menores e da menor: não serão responsabilizados por nada?

3. E a emissora que divulgou o video — ainda que com “tarjas” ? Para poderem fazer a matéria que foi exibida em rede nacional (exibir = divulgar, publicar, distribuir), significa dizer que eles tiveram acesso ao vídeo (acessar = visualizar, armazenar, fazer download)… mas a nova redação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, não fala que essas condutas podem ser tipificadas como crime? E a imprensa, como fica? 

Perguntas que não querem calar!

Anúncios

4 Responses to “Comportamento: mais um escândalo envolvendo adolescentes”


  1. 1 raimundojunior
    23 de março de 2009 às 19:32

    Sensacional seu post.
    é tudo oq eu tambem penso.
    sabe, os maus exemplos começam da Tv e da escola, da tv e internet principalmente porque voce tem acesso aberto a todo tipo de conteudo.
    e logo cedo passar uma reportagem absurda dessa na tv.
    as coisas ja estão assim mesmo, mas creio que não vai fica por isso, jaja vão começa a coloca crianças de 7, 6 5 anos na net sendo violentadas sexualmente e outras de 11 anos ou menos transando tambem.
    porque?
    porque os pais são os mais errados, eles dão liberdade de mais pros filhos, me diz

    o que faz uma CRIANÇA de 11 anos com 3 meninos em uam casa? meninos de 14 anos adolescentes ja.
    PORQUE os pais dela deixaram tal absurdo acontecer?
    não importa a idade, jovens em uma casa juntos e sozinhos, aacaba dando nisso mesmo.

    vi a pouco um caso de estupro no qual a meninos de 14 anos estava estudando e derrepente seu proprio irmão de 18 anos chegou e estuprou ela.

    é bom refletir mais sobre tais coisas e ve onde o mundo vai parar se continuar assim

  2. 2 Dalmo Galdino
    22 de abril de 2009 às 16:10

    …Na minha Opinião apesar de Serem jonvens, e os adultos que viram o video na reportagem na Rede Rocord [ Fez Errado em Publicar ], Todo mundo já Teve essa Idade um Dia e Sabe que por mais que um algumas pessoas do que em outras não Muito, o Libido sexual de Jovem são bem Ativos, não vamos ser Hipocritas, é ese tipo de coisa que acontece se deixar jovens sem Supervisão de adultos, Agora, que isso acintece com Frequencia? no Brasil? é claro que sim, mas Com Reportagem Sensacionalitas, o programa Domingo Espetacular da Rede Record Tem como intuito, Chocar seus espectadores, Acaba Expondo Esse Jovens sem Necessidade.

    Dalmo Galdino, Natal Rn


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,172 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: