27
mar
09

Televisão – Micos Jornalísticos

Você não gosta da Priscila do BBB? Sinto muito... mas não tem esta opção para você votar!

Você não gosta da Priscila do BBB? Sinto muito... mas não tem esta opção para você votar!

Ah… Jesus  já dizia: “Tira a trave do teu olho antes de tirar a do teu próximo…” (Mateus 7,5). Sinceramente: não é muito mais fácil você apontar os erros dos outros do que os seus próprios erros?

Então, como eu sei que tem muita gente que aponta os erros em nossos textos — obrigado por fazerem isso; nós somos humanos e falíveis — que tal começarmos a fazer o mesmo? Comecemos pelos sites da Globo.

O que está na moda, pensa rápido: BBB9! Então, quem é a que mais se destaca? Priscila… Pois bem: se você NÃO gosta da Priscila, tente manifestar seu desapreço por ela no site EGO (a parte de fofocas da Globo.com). Simplesmente, você não vai conseguir…

Não existe opções do tipo “Chata”, “Brega” ou “Feia”. O máximo que você encontra à disposição são duas opções vagas e lacônicas: um “se acha” e um “tanto faz”.

Ainda, temos o site Planeta Bizarro — que como o próprio nome indica — é especializado em coletar as notícias mais estranhas, inusitadas, exóticas e exdrúxulas da internet.

Numa matéria eles apontaram os “maiores micos jornalísticos da TV“… mas os erros DOS OUTROS. Os deles, não foram sequer mencionados. Pimenta no dos outros é refresco! Mas tudo bem: é para isso que existe YouTube.

Resolvemos então elaborar a nossa “seleção de maiores micos jornalísticos” da TV Brasileira. Para não paradoriarmos o CQC e o TOP FIVE, então chamemos de TOP TEN — os dez maiores bolas-foras do jornalismo tupiniquim. Vamos à eles:

1ª Lugar: Zileide Silva no Jornal Hoje

Este vídeo foi injustiçado pelo Planeta  Bizarro. Deveria estar lá. Seguramente, é um dos melhores micos jornalísticos DO MUNDO. Segundo definição do pessoal do CQC: “momento Lost total“!

[P.S.: se você tiver um fone-de-ouvido, coloque-o, aumente o volume no último e você conseguirá ouvir a “bronca” que o diretor dá na Zileide. O microfone-de-lapela conseguiu captar o áudio do minúsculo ponto eletrônico (que fica no ouvido) quando o diretor começa a chamar a atenção da apresentadora, deixando-a ainda mais nervosa…]


2º Lugar: Juliana Alvim no Jornal do SBT

Sabe a propaganda da MasterCard? Realmente: tem coisas que não têm preço. Essa é uma delas: melhor do que ver a coitada da apresentadora nervosa e completamente perdida é ver a cara e o “sorrisinho irônico” do Hermano Henning.

Justiça seja feita: Juliana Alvim foi derrubada momentos antes, quando chamou uma matéria e o operador de video-tape não soltou a fita. O jornalismo é implicável: não saber a próxima atração da própria emissora até é aceitável, pois todos sabemos que no SBT a expressão “grade flutuante” não é eufemismo (Silvio Santos muda e desmuda as atrações como quem faz jogadas de xadrez); mas não ter o “jogo de cintura” para sair da “saia-justa” foi fatal para ela, tadinha…

[P.S.: Foi difícil achar o nome da apresentadora… obrigado à quem comentou o vídeo e falou o nome dela! ]


3º Lugar: Sandra Annemberg no Jornal Hoje

Alguém conseguiu ouvir a “bronca” do diretor do jornal na Zileide através da captação pelo microfone de lapela do áudio do ponto eletrônico no ouvido? Então… parece que o diretor do Jornal Hoje ficou traumatizado com o erro da Zileide, tanto que na vez da Sandra, a bronca dele não foi só no ponto eletrônico: vazou direto po áudio geral!


4º Lugar: Thiago Zogbi da TV Canção Nova

Vida de repórter não deve ser fácil: adrenalina à mil, correndo sempre atrás da notícia, certo? Errado! Às vezes, por total falta de acontecimentos importantes, o repórter se vê obrigado a cobrir pautas toscas como esta: uma corrida de mulas.

O que mais poderia dar errado e ser pior do que isso?? Resposta: ser atropelado por uma dos jegues!!


5ª Posição: Lasier Martins no Jornal do Almoço (RBS – TV Gaúcha)

Ah… uma pauta saborosa: Cobrir a Feira da Uva! Três lindas misses (lindas uvas), um repórter experiente (uma uva-passa) e um cinegrafista de nome Perderneira… o que poderia sair errado? Como transformar uma pauta chata e suave em algo chocante?

Opa… alguém falou chocante? Hmmm… veja o vídeo:

6º Lugar: Janine Borba no Jornal da Record

Acontecem muitas coisas “por trás das câmeras” nas redações de telejornais. Não trata-se de um eufemismo: “por trás” é no sentido literal. O mais correto seria dizer: coisas acontecem na frente dos apresentadores. Coisas que os telespectadores não vêm, porém, os pobres apresentadores não têm como evitar.

Talvez isso explique o ataque de risos da apresentadora Janine Borba:

7º Lugar: Christiane Pelajo no Globo News

Apesar do famoso vídeo “Ish, o bicho tá pegando” ser um hit da internet, ele não é um “mico”: trata-se da captação dos bastidores dos momentos que antecedem o Jornal da Globo, onde testes de áudio, câmera e iluminação são feitos, antes do programa entrar no ar, ao vivo… Então bate-papos informais, conversas, brincadeiras, caras-e-bocas, retoques de maquiagem: tudo pode acontecer in off, mas não ao vivo! Isto, em tese…

… na prática: Christiane Pelajo apresentava o jornal “Em cima da hora”, quando do nada, a LOGOMARCA da GloboNews despenca — literalmente falando. E ela conseguiu manter a “compostura” e deu a notícia sem rir. Mas que é engraçado, é.

8º Lugar: Lilian Witte Fibe no Terra News

Este, definitivamente, é um verdadeiro clássico da internet mundial. O TerraNews foi um dos primeiros programas de broadcasting (transmissão de imagens via internet) e Lilian Witte Fibe enternizou-se na história do jornalismo com esse impagável ataque de risos…

É contagiante! Eu já assisti mais de 10 vezes esse vídeo e sempre caio na gargalhada… e você?

9º Lugar: Brito Junior no Hoje em Dia

Ah… o amor é lindo, né? Uma pauta super light: entrevistar um casal de idosos que celebram 54 anos de casamento. Ele, caminhoneiro e ela, uma dona-de-casa. Mas o que poderia dar errado? Nada né…

Mas o Brito Jr inventou de fazer a fatídica pergunta: “-Mas o Senhor nunca pulou a cerca?“. Vejam a resposta do tiozinho e a reação da esposa, que descobriu em rede nacional, que fora chifrada pelo amoroso esposo.

10º Lugar: Maria Beltrão da Globo News

Ela é a Rainha dos Micos: e assume o título com muito orgulho. Maria Beltrão entra nesta lista, definitivamente, como on concours. Ela é imbatível: têm carisma, simpatia e muito bom humor para sair de “saias-justas”. Uma coletânea de micos dela, compilados pelo Programa do Jô:

Bônus Tracks

Ah! São tantos erros e micos que fica difícil eleger os Dez Mais. Mas você, caro(a) leitor(a), tem o direito de discordar das nossas escolhas e apontar outros micos que vocês acharem mais engraçados. Mandem aqui nos comentários os links… combinado?

Por hora, mais alguns petardos do jornalismo e da TV brasileira:

Aqui Agora – Microfone de cabeça-para-baixo?

Alguém esqueceu de avisar que a campana da logomarca do SBT do microfone estava de cabeça para baixo:

Olha lá: segura, que a câmera tá caindo!!!

Olhem a cara do entrevistado, tipo assim: acho que aquela câmera vai cair. Alá, alá… tá caindo, tá caindo! Caiu… eu tentei avisar.

O ingresso custa 1 Kg de alimento “não-alimentício”… cuma?

Secretário Municipal de Esportes de Botucatu (SP), Nivaldo Ceará, troca as bolas. Alimentos “não-perecíveis” viraram alimentos “não-alimentícios”… afinal, o que seria um alimento não-alimentício?

Um vulto passeando pelo cenário do Globo Esporte MS

O apresentador Anderssen Navarro começa a dar a notícia quando surge um ser por trás dos bastidores e atravessa o cenário. Hilário:

Ai, saco! Esse negócio não tá funfando!!!

Transmitir Olímpiadas, de madrugada, rendeu ótimos micos jornalísticos. Neste, a brilhante Milena Ciribelli não se entende com o monitor touch screen. E haja dedo pra cima e pra baixo, tentando rolar a tela…

Eu sou a mosca…

Não é a mosca da sopa da música de Raul Seixas. É a mosca no olho do Lacombe que acertou-o, ao vivo. Nocaute no ar!

Fantasiaaaaa no aaaaar…

… e muitos micos também!! Eu me divertia com o Caco Rodrigues e a Ellen Ganzarolli… boas risadas de madrugada! Sem contar aquelas gatinhas, com cara de tacho e fazendo aquelas coreografias bizonhas. Mas valia a pena: pras minhas noites de insônia era um santo remédio!

Aliás: o programa Fantasia era o principal fornedor de micos nas madrugadas. Em breve, um especial só com micos do Fantasia!

Post-Scriptum:

  • A quem possa interessar, a avaliação de Priscila BBB9 no site EGO é a seguinte: para 27% ela “se acha”, 24% acham ela “sexy” e 17 % acham ela “gente boa”.Como não há “adjetivos negativos”, poderíamos supor que os que votaram “se acha”, queriam dizer que “ela é chata”? E os outros que acharam ela “sexy”, queriam dizer “não é bonita, apenas, gostosa…”?
  • O Lasier Martins — o repórter do choque das uvas — não morreu eletrocutado. Ele está vivo e passa bem, e continua firme na sua carreira de apresentador, segundo a Wikipedia.Se você encontrá-lo um dia, frente-a-frente, aí vai um aviso: não diga que você riu muito do vídeo. Lasier não achou graça nenhuma nisso, mas acabou aceitando fazer um vídeo para a Aeiou, junto com outras “celebridades” do Youtube.
  • O Thiago Zogbi — o repórter atropelado pela mula — está bem e não ficou com nenhuma sequela do acidente (sequela agora é sem trema – ü). Ele foi ao Programa do Jô, onde deu uma entrevista bastante divertida. Veja aqui a Parte 1 e a Parte 2 da entrevista dele.
  • Veja também o post sobre erros de jornalistas em meios impressos, que fizemos aqui no MZN News.
Anúncios

0 Responses to “Televisão – Micos Jornalísticos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: