30
mar
09

Cinema: Jaspion finalmente lançado em DVD

Atenção fãs de Jaspion: vem aí a versão ORIGINAL em DVD

Atenção fãs de Jaspion: vem aí a versão ORIGINAL em DVD

Se você tem menos de 25 anos provavelmente não deve fazer idéia do que seja Jaspion. Agora, se eu falar que é “aquele do vídeo do Cara Tussiu“, certamente você vai saber de quem estou falando!

O Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion – Toei Company – Japan – 1985/1986) foi exibida pela TV Manchete — se você nasceu depois de Os Cavaleiros do Zodíaco ir ao ar, também não saberá do que estou falando — nos idos dos anos 80 e foi um enorme sucesso. Virou febre entre as crianças, especialmente, entre os meninos (é óbvio).

Pois agora, quase 20 anos depois, finalmente Jaspion será relançado em DVD, com imagens e áudio (tanto o original em japonês, quanto a dublagem em português da época da Manchete) serão remasterizados em digital, para a alegria dos fãs e saudosistas de plantão!

Segundo a Focus Filmes, os 5 (cinco) DVDs já estão em pré-vendas em lojas virtuais, com previsão de  lançamento para 29 de abril de 2009.

Os DVDs serão vendidos de três formas diferentes: dois packs e individualmente. Há duas opções de packs: a “Lata – Edição de Colecionador”, contendo os 5 (cinco) DVDs + 3 cards + 1 boneco do Jaspion; e a “Box” somente com os discos. Os preços sugeridos são R$ 149,90 (para a Lata) e R$ 129,90 (para a Box) no site Americanas.com.

A história

Jaspion (Hikaru Kurosaki)é um orfão criado desde bebê por um ancião — uma espécie de profeta — chamado Edin (Noburu Nakatani). A nave em que Jaspion (ainda bebê) e seus pais viajavam, sofrera um acidente e acabou caindo no tal planeta.

Já na adolescência, Jaspion era um jovem rebelde e irresponsável, mas tudo mudou repentinamente: quando o planeta em que ele e Edin viviam, fora atacado e destruído pelo vilão SatãGoss e seus monstros, Jaspion foi obrigado a assumir a responsabilidade de viajar pelo espaço para combater o maligno inimigo.

Edin acabou morrendo durante o cataclisma do planeta natal e Jaspion consegue escapar ileso, pois conseguiu fugir do planeta com a nave espacial Daileon e em companhia da sua fiel companheira: a andróide Anri (interpretada pela gatinha atriz japonesa Kiyomi Tsukada).

À partir daí, a história é basicamente a igual à inúmeras séries japonesas: por ALGUM MOTIVO, Jaspion acaba vindo parar no planeta Terra. E por algum OUTRO MOTIVO, o vilão e seus monstros servis, resolvem despejar sua ira contra o Arquipélago Japonês! Quanta maldade…

Jaspion — em comparação com o Spectreman, outra série do mesmo gênero, mas com uma produção beeeem mais tabajara — foi uma revolução na época, em todos os sentidos. Desde os efeitos especiais, a trama bem feita, uma trilha sonora bacana e grudenta… e sua boa recepção entre os fãs, acabou fazendo de Jaspion uma verdadeira FEBRE.

No esteio da “moda”, outras produções do gênero seguiram-se: Changeman, Flashman, Maskman, Jiraya, Jiban, Lionman, Black Kamen Rider, Spielveman (anunciado aqui como Jaspion 2)… até a geração Power Rangers — considerados pelos amantes do Tokusatsu, forma como são chamadas as séries de heróis japonesas, um verdadeiro ATENTADO e uma AMERICANIZAÇÃO de uma expressão legítima da cultura nipônica.

Ainda na ‘crista da onda’, foram lançados LPs — discos de vinis — com as trilhas sonoras versionadas para o português. Ficamos na torcida para que a TopTape — que detinha os então direitos sobre os fonogramas na época — aproveite a onda e TAMBÉM RELANCE EM CD a trilha sonora em Português!

Cosplay

Jaspion provavelmente terá sido um dos principais responsáveis pela chegada ao Brasil da cultura Cosplay: jovens e adultos (com síndrome de Peter Pan) que realizam seu sonho de serem os seus “personagens favoritos” por um dia. Para isso, não medem esforços nem recursos para alcançar tal objetivo.

Pode ser Jaspion, Changeman… Cavaleiros do Zodiaco ou Sailor Moon. A ordem do dia é conseguir construir um figurino mais fiel e idêntico possível ao desenho/animação original.

No Brasil, estão espalhados diversos cosplayers — os adeptos do Cosplay — que se reúnem anualmente num grande evento nacional. Entre concursos de “melhor fantasia”, “melhor representação cênica” e “melhor interpretação no karaokê”, os organizadores costumam trazer ao Brasil os cantores que interpretaram as músicas da trilha sonora original, em japonês.

Certamente, os mais conhecido deles são Akira Kushida e Ai Takano. Akira já esteve no Brasil diversas vezes e sua voz pode ser ouvida não apenas na trilha sonora de Jaspion, como também de outros seriados como Jiraya.

E vou afirmar: as trilhas sonoras são eletrizantes! Se você ouvir despido de todo e qualquer preconceito, a trilha sonora de Jaspion, certamente notará os requintes e bom gosto presentes nos arranjos instrumentais e na interpretação dos cantores. Boa parte do “sucesso” de Jaspion e seus congêneres está justamente na emoção que as trilhas sonoras imprimem às imagens…

Figura na minha lista de desejos, adquirir:

  1. a versão remasterizada em CD da trilha sonora em português;
  2. a versão em CD já disponível e à venda no Japão;
  3. conseguir traduzir, algum dia, as letras originais do japonês para o português.

Havia um 4º item — adquirir os DVDs… mas este eu já consegui! A minha lata já está reservada… agora é só esperar pelo dia 29.04.2009. Tenho a impressão que a espera vai ser angustiante!

Quer LER e VER mais sobre Jaspion?

Anúncios

1 Response to “Cinema: Jaspion finalmente lançado em DVD”


  1. 1 Mauro Sókrates
    31 de março de 2009 às 02:55

    1- a versão remasterizada em CD da trilha sonora em português;

    Deus me livre! Torço para que não lancem de novo as músicas fraudulentas em português. LIXÃO!

    2- a versão em CD já disponível e à venda no Japão;

    Se vier, vai valorizar ainda mais o DVD Box.

    3- conseguir traduzir, algum dia, as letras originais do japonês para o português.

    Já tá confirmado. As legendas em português dos DVDs serão feitas baseadas na tradução ORIGINAL. Ou seja, veremos os nomes originais dos monstros, do Macgaren (que é Mad Galant) e dos golpes clássicos como “Spadium Laser” (Plasma Blazer Sword), “Cosmic Laser” (Cosmic Halley) e “Libertar Raio Cósmico!” (Cosmic Flash).
    Ah, vocês também vão ver a verdadeira fala da invocação das magias da Bruxa Galática Kilza.

    Querem que eu diga? Não mesmo! Compre o DVD e veja! (ou baixe da internet pra matar a curiosidade) xDDDDDDDD
    Já comprei a minha lata! E você?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: