20
abr
09

Cinema: quanto vale esta menina?

Quanto vale esta menina? Segundo o "News of the World": 200 mil libras!

Quanto vale esta menina? Segundo o "News of the World": 200 mil libras!

A grande sensação do Cinema Internacional neste ano foi o filme Quem quer ser milionário? (Slumdog Millionarie, Inglaterra/India, 2008), que faturou 8 categorias no Oscar:
Melhor Filme;
Melhor Direção – Danny Boyle
Melhor Roteiro Adaptado – Simon Beaufoy
Melhor Fotografia – Anthony Dod Mantle
Melhor Edição – Chris Dickens
Melhor Trilha Sonora Original – A.R. Rahman
Melhor Canção Original – Jai Ho
Melhor Mixagem de Som

“Slumdog Millionarie” foi a maior sensação e zebra do mercado do entretenimento; e a consagração de Bollywood — como é chamada a indústria cinematográfica indiana, a mais profícua do mundo, que estima-se, lança mais de 1000 filmes por ano.

Guardadas as devidas proporções, “Slumdog” foi o “Cidade de Deus” que deu certo!  

As comparações com o longametragem nacional Cidade de Deus são inevitáveis: ambos são produções “não-hollywoodianas“, que tem como pano-de-fundo histórias e personagens que retratam o cotidiano de países subdesenvolvidos; em ambas, além do talento inegável dos diretores do filme (o brasileiro Fernando Meirelles e o inglês Danny Boyle), a maior parte dos atores eram jovens ou crianças pertencentes à comunidades carentes.

Acho que Slumdog só emplacou pelo simples fato das línguas faladas serem o inglês e o hindu — cá entre nós, por mais que tentem legendar filmes brasileiros para o inglês,como foi o caso de Cidade de Deus, nunca se consegue o mesmo resultado. E a maior prova disso — que pra se fazer sucesso, o filme deve ser em inglês —  é que o novo filme de Fernando Meirelles (Ensaio sobre a Cegueira), apesar de baseado no livro do escritor português Saramago, teve o roteiro escrito na língua inglesa.

A suposta tentativa de venda

A notícia foi o destaque do Tablóide Eletrônico Britânico

A notícia foi o destaque do Tablóide Eletrônico Britânico

A notícia de que a atriz Rubina Ali — que no filme interpreta a personagem Latika, quando criança — publicada pelo tablóide on line britânico “The News of The World” causou comoção e furor na mídia do mundo todo, nesta segunda-feira.

Segundo o UOL, o pai da garota teria pedido a quantia de 200 mil libras, ou cerca de R$ 674 mil; já no site britânico, o pai da garota, Rafiq Qureshi, não estaria vendendo-a, mas sim colocado-a para adoção, mediante o pagamento desse valor:

In a bid to escape India’s real-life slums, Rafiq Qureshi put angel-faced darling of the Oscars Rubina up for adoption, demanding millions of rupees worth £200,000.

As he offered the shocking deal to the News of the World’s undercover fake sheik this week, Rafiq declared: “I have to consider what’s best for me, my family and Rubina’s future.

Segundo a matéria do tablóide eletrônico, o pai da atriz estaria furioso e inconformado pelo fato de, apesar do sucesso que o filme alcançou, a atriz e sua família não teriam se beneficiado economicamente em nada; estariam morando, inclusive, na mesma favela da cidade de Bombaim.

Our informant, now a city tour guide, told us: “Rubina’s family are furious that despite the film doing so well and their pretty daughter becoming so famous, they are still living in such rough conditions.

Ainda, na mesma matéria, seria comum na Índia o tráfico de crianças indianas pobres, principalmente para o Oriente Médio, onde o destino que lhes aguarda, na maioria das vezes, é o abuso sexual; ou numa visão mais otimista, elas se tornam uma das inúmeras esposas pertencentes ao Harém de algum excêntrico milionário árabe.

Trafficking of poor Indian children to the Middle East, where they are forced to risk their lives as camel jockeys or subjected to sexual abuse, is common in the Mumbai slums. But that did not deter Rafiq.

Continua a reportagem, dizendo que a menina e sua família, receberiam uma casa nova dos diretores do filme; promessa esta que não se concretizou até o momento. A própria atriz revela que a única coisa que ela ganhou dos diretores foram alguns brinquedos:

But Rafiq, 36, again complained: “They haven’t looked after us. They gave some money at the start but they gave us nothing afterwards. They gave us around 150,000 rupees (£2,040). They’ve been talking about giving us a house, but all they do is talk.” Rubina chipped in: “But I did get toys. When we were filming in Juhu beach I got some crayons.”

O que estou tentando entender é: qual o motivo do furor? Será que esse fato só virou notícia mundial por se tratar de uma “menina de ouro”, que ganhou um Oscar?

Há uma tremenda hipocrisia em tudo isso. A pobreza na Índia — e em boa parte da Ásia e da América Latina e África — é um problema mundial. O tráfico de crianças pobres desses países é uma infeliz realidade, ainda que o destino que as espere seja o berço de uma família européia ou um prostíbulo num país qualquer, para servir à lascívia dos sexualmente pervertidos dos países ricos europeus e norte-americanos.

Se realmente ocorreu essa tentativa de venda não culpo o Pai da garota; ele está agindo em absoluto desespero, e pelo que eu pude notar, há uma preocupação realmente válida de pai para com o futuro e bem-estar da menina.

Não obstante, o fato da menina ter despontado para o mundo de forma inesperada e súbita, representou por instantes, o sonho de toda uma família de mudar de vida e sair da pobreza. Mas nem isso foi o suficiente.

Realmente, quantos milhões de doláres o filme Slumdog faturou? E o que mudou na vida das crianças pobres, que atuaram no filme e foram as reponsáveis pelo sucesso da película? Esta é a pergunta que deveria ser feita!

Não se possa, talvez, mudar a realidade de todo uma cidade como Bombaim, de todo um país como a Índia; mas poderia, sim, terem sido mudadas as vidas de algumas crianças indianas, que foram descobertas e que mostraram ter talento e potencial para serem alguém na vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,172 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: