20
abr
09

Esportes: UOL e Terra pisam na bola na cobertura do Estadual do Rio

Há algum tempo desisti de acompanhar noticiário pela TV: além da linha editorial parcial e até mesmo, omissa, de Globo e Record; da cobertura sensacionalista da BAND; e da imparcialidade sem-sal do SBT, eu decidi que o melhor lugar para me informar é na internet.

De todos os portais, gosto do UOL, pela sua linha editorial “mais autêntica” e independente… o UOL parece ter o DNA da Folha de S. Paulo nesse quesito. No mais, Terra e IG, eu consulto menos que o UOL — só vou lá pra confirmar uma ou outra notícia dada no UOL. O G1, por ser da Globo, é mera extensão da TV — não dá pra confiar.

Fora isso, leio os sites da BBC (Londres) e do New York Times e USA Today (Estados Unidos), para me inteirar das notícias internacionais. Ocsionalmente, consulto o Le Monde (França), La Repubblica L’osservattore Romano (Itália), El País (Espanha) e alguns jornais portugueses para me informar sobre a Europa.

Falo isso para rebater a crítica de um leitor específico deste Blog que acha os textos ruins — mesmo apostando que ele sequer tenha o hábito de ler jornal ou sites brasileiros, quanto mais estrangeiros.

Assumo que não sou fanático por Futebol, mas torço por um time carioca. E acompanho o desempenho do meu time pela internet. Como disse, minha predileção é a cobertura do UOL, que quase sempre, é dinâmica, imparcial e precisa.

QUASE SEMPRE… descobri ontem que o site do UOL “pisou na bola” na cobertura do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Eles não atualizam o ranking desde 04 de abril!! Quando vi na TV que a final seria entre Flamengo e Botafogo, fiquei sem entender o porquê. Afinal, meu time (no site do UOL), estava bem colocado em um dos grupos.

Até ontem — domingo, dia que o Flamengo foi definido como adversário do Botafogo — a página do UOL Futebol, trazia na mesma página, a notícia quentinha da final, misturada com a informação pra-lá-de-fria da classificação:

Vasco e Fluminense lideram grupo B... mas a final será entre Flamengo e Botafogo.

Vasco e Fluminense lideram grupo B... mas a final será entre Flamengo e Botafogo (que na tabela de classificação do UOL, tem menos pontos que os dois)...

Não satisfeito, fui ao Terra pra tentar tirar minha dúvida e saber: por que raios o Flamengo foi pra final com o Botafogo (que já era finalista, por ter faturado a Taça Rio, o campeonato carioca), se na tabela do UOL o Flamengo tinha apenas 17 pontos, enquanto Fluminense tinha 20 pontos e o Vasco 24?

Daí, mais outra “pisada de bola”: desta vez, não na informação. Foi no português mesmo! Os jornalistas parecem realmente terem cabulado as aulas de geografia brasileira — leia o texto que escrevi há algum tempo.

terraObservem bem a manchete do Terra: “Carioca: Flamengo de Juan, supera o Botafogo por 1 a 0…“. Está certo ou errado?

Observem também o “menu à esquerda”, onde estão relacionados os principais campeonatos estaduais. Reparem que eles utilizam os gentílicos certos para a maioria dos estaduais —  Paulista, Mato-grossense, Mineiro, Paranaense, etc — com exceção do Pernambuco e… Rio de Janeiro!

SERÁ QUE O TERRA não sabe quais são os gentílicos corretos para os nascidos no Rio de Janeiro? Se não sabem, explicarei!

CARIOCA – é aquele que nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (que até a mudança da Capital Federal para Brasília, era o Distrito Federal e chamava-se “estado da Guanabara).

FLUMINENSE – é aquele que nasce no ESTADO do Rio de Janeiro.

Portanto, a notícia do Terra está errada. O campeonato não é carioca; é campeonato FLUMINENSE. Da mesma forma que quem nasce no ESTADO de São Paulo é paulista, mas quem nasce na CAPITAL é paulistano.

Anúncios

0 Responses to “Esportes: UOL e Terra pisam na bola na cobertura do Estadual do Rio”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: