24
abr
09

Política: Bate Boca no Supremo

Clima esquentou -- de novo -- no STF!

Clima esquentou -- de novo -- no STF!

O clima esquentou de novo lá pras bandas do STF na última quarta-feira — detalhe: em plena quarta, depois de um feriado prolongado, os ministros estavam lá trabalhando… enquanto os deputados federais se mobilizavam CONTRA o corte da cotas de passagens aéreas!

Não consegui levantar muitas informaçõe sobre o processo que estava em votação, mas eu vi as imagens do “bate-boca” entre o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes com o ministro Joaquim Barbosa.

Poderia ter falado disso na mesma hora em que o vídeo foi publicado — em primeira mão, pelo UOL, minutos após o desentendimento, veiculado na TV Justiça. Mas resolvi aguardar o desenrolar dos fatos para ver se, o que eu pensava, iria acontecer.

De certa forma aconteceu… mas primeiro, vejam o vídeo:

Bom… vamos identificar os protagonistas da Luta:

  • de um lado do ringue, Joaquim Barbosa, aquele ministro que relatou o Processo do famoso “Escândalo do Mensalão” — que até agora, não deu em nada, certo?  Ele também foi o “primeiro afrobrasileiro” à ocupar uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal. E ele foi indicado para o cargo pelo presidente Lula.
  • do outro lado do ringue, Gilmar Mendes, o atual Presidente do Supremo, aquele que veio à mídia para denunciar “a espetacularização das operações policiais”, como a Operação Satiagraha; foi de sua iniciativa a proibição do uso INDISCRIMINADO de algemas e a exposição de presos/suspeitos. E ele foi indicado ao cargo pelo ex-presidente FHC.

Pronto. Já fiz as devidas apresentações. Gostaria de que cada um tirasse sua própria conclusão. Eu ainda prefiro concordar com o comentarista político do SBT, José Nêumanne Pinto, que foi ao ar ontem (quinta-feira, 23 de abril) no SBT Brasil. Entre outras coisas, ele disse “mais-ou-menos” o seguinte:

O Presidente Lula indicou 8 (oito) dos atuais 11 (onze) ministros do STF. Gilmar é um dos 3 (três) que já estavam lá antes de Lula assumir a Presidência. Suponha que, a candidatura de Dilma Russef não decole e que Lula acabe “cedendo à pressão” dos seus aliados e resolva implacar um terceiro mandato.

Não é impossível isso acontecer… será preciso uma Emenda Constitucional e a maioria no Congresso Nacional para aprová-la. FHC fez isso e ficou mais 4 anos na presidência. Lula também tém a maioria no Congresso. Se uma emenda for aprovada, a oposição irá questionar na Justiça essa Emenda.

E quem irá julgá-la? O STF… e quem irá liderar os 8 ministros nomeado por Lula? Ele, Joaquim Barbosa.

Minhas desculpas à vocês por não conseguir encontrar o vídeo com essa crônica…  mas indico a visita ao site do próprio José Nêumanne Pinto, onde há diversos textos dele que corroboram esse comentário acima.

Ah sim… lembrando que esta não foi a primeira vez que Barbosa e Mendes se estranharam: isto já aconteceu em 2007. O vídeo ainda circula pela internet. Assista e relembre.

E parece que na “luta” pela “simpatia do povo”, Barbosa ganha de Gilmar. Segundo o UOL, em apenas 2 dias, várias comunidades foram criadas no Orkut defendendo o ministro Barbosa.

Agora, sejamos justos e francos: na discussão entre os dois, Barbosa pediu à Mendes para que ele “saia à rua” e deixe de estar apenas “na mídia”. Eu acompanhei o desenrolar dos fatos ontem: todos falaram à imprensa (por consequência, ao povo, certo?) EXCETO ELE, BARBOSA.

Gilmar Mendes falou… 8 (oito) ministros do STF assinaram, em conjunto, uma declaração pública de que não há crise no Judiciário e reiteraram apoio ao Presidente. Ate Lula opinou: lá da Argentina, ainda que tenha sido uma comparação infeliz entre futebol e judiciário…

Já o ministro Barbosa, ficou incomunicável em seu gabineto no Supremo… se alguém tem que sair às ruas, este alguém é Vossa Excelência, ministro Barbosa.

Anúncios

1 Response to “Política: Bate Boca no Supremo”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,997 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: