24
abr
09

Artes: Juiz Francês proíbe exposição de Corpos Humanos

Mostra que exibe corpos humanos dissecados é proibida na França

Mostra que exibe corpos humanos dissecados é proibida na França

Essa notícia me chamou a atenção: quando duas mentes, em dois países distantes e tão diferentes entre si, compartilham de uma mesma opinião… é possível que ambas tenham razão.

Passou totalmente despercebida da grande mídia — leia-se: TVs — a decisão do presidente Hugo Chavez de banir a exposição “Corpo Humano” na Venezuela (foto acima). Também, pudera: Chavez e suas polêmicas, transformaram-no em “macaco de circo”. O que acontece? Tudo que Chavez fala ou faz, é interpretada de duas formas: ou é uma tentativa de dar um golpe político e implantar sua “ditadura bolivariana”… ou é pura macaquice mesmo, para chamar a atenção do mundo para si.

Mas neste caso, uma das únicas decisões sensatas que Chavez  talvez tenha tomado nos últimos anos, passou totalmente despercebida da maioria das pessoas… Ao justificar a sua decisão de proibir a Exposição na Venezuela, Chavez afirmou que a mostra era “macabra e reflexo da decomposição moral do mundo.

Sabem por que a decisão de Chavez voltou à ser manchete no mundo inteiro? Só porque, na França, um juiz proibiu a mostra “Nosso Corpo” de ser aberta ao público. Segundo o juiz francês Louis-Marie Raingeard, em trecho de sua decisão: “o espaço reservado pela lei para cadáveres é o cemitério”.

Não é que realmente Chavez, PELO MENOS, DESTA VEZ, tem razão?? Onde a humanidade foi parar? Pagar 50 euros para ver… GENTE MORTA?? Sim… porque uma dos argumentos utilizados pela ONG de Defesa de Direitos Humanos que ingressou com a Ação na Justiça Francesa é de que, os corpos expostos, possuem ferimentos à bala e seriam de jovens chineses setenciados à morte.

Sem hipocrisia: que experimentos em cadáveres humanos são necessários para entender o funcionamento de Nosso Corpo e auxiliar na descoberta de novas técnicas cirúrgicas, medicações ou estudos de doenças, é inegável. Mas fazer disso um “Show de Horrores”, é mórbido demais! Até para mim…

P.S.:

A mesma “exposição” passou pelo Brasil, sendo aberta ao público no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tentei encontrar algum lugar que falasse quanto era a entrada para a exposição, mas não achei. Se alguém descobrir, manda o link pelos comentários, tá?

França:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/37036+justica+proibe+exposicao+do+corpo+humano+na+franca

Anúncios

0 Responses to “Artes: Juiz Francês proíbe exposição de Corpos Humanos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: