06
maio
09

Música: Lindomar Castilho & Carmem Silva

Lindomar Castilho & Carmem Silva: quem são eles?

Lindomar Castilho & Carmem Silva: quem são eles?

Ser um blogueiro independente — ou seja, não fazer disso uma profissão — nos dá uma liberdade incrível. Não pense que essa “liberdade” é o direito de falar qualquer bobeira e descer a lenha em todo mundo!

Muito pelo contrário: um blogueiro é uma evolução de uma personagem que já foi muito comum nas redações de jornais em tempos remotos — e que anda em voga, nos dias atuais. Trata-se do cronista.

Para se escrever uma boa crônica, não existe uma “fórmula”. Mas, é possível dizer que, quase sempre, o cronista tem que ter uma opinião forte, um jeito “muito particular” de enxergar o mundo e uma boa fonte de inspiração.

E a inspiração, surge de fatos inusitados: de uma conversa de boteco até mesmo, de um… comercial de evento evangélico na TV! Como assim??? Calma: já explico.

Recentemente, a Igreja Internacional da Graça de Deus — comandada pelo R.R. Soares — arrendou o canal “TV Campo Grande”. Detalhes: a mesma Igreja já é dona de DOIS canais de TV na Capital sul-mato-grossensse. 

A Igreja da Graça (leia-se: R. R. Soares), é dono da “TV Guanandi”, afiliada local da BAND. Já a “TV Campo Grande” é afiliada local do SBT.Fora isso, há ainda o canal da R.I.T. (Rede Internacional de TV, da Igreja da Graça), na frequência UHF. Haja paciência: R.R. Soares em dose tripla!!!

Mas a curiosidade é: o canal 13 (Guanandi) já pertenceu ao grupo “Correio do Estado”, que é atualmente dono do canal 8 (Campo Grande). A Guanandi foi comprada pela Igreja da Graça do próprio Correio do Estado. Parece que a história pode se repetir: desta vez, com o outro canal. Fiquei sabendo disso, por acaso, no blog “Audiência na TV”, bem antes do burburinho se espalhar.

Carmem Silva

Perdoem-me o breve intróito, mas era necessário explicar um pouco sobre R.R. Soares, Igreja da Graça e o fato da quase “onipresença” do Reverendo e seus pastores, na TV Aberta em Campo Grande. É aqui que começa esta crônica.

Impacientemente, zapeando entre todos os canais (VHF e UHF), vez ou outra, eu acabava esbarrando num comercial que anunciava uma “grande concentração de Fé e Esperança na Igreja da Graça“, com a presença de uma tal cantora… Carmem Silva. Fim da narração do locutor em off, segue-se uma música: Brilha Jesus, Brilha em meu coração…

A música é irritantemente grudenta. Brega, cafona, piegas. Pegou! Fiquei com essa maldita/bendita (?) música na cabeça, durante SEMANAS! Resolvi caçar na internet para ouvi-la. Entrei no MP3Tube e digitei “Carmem Silva”. Como resultado da busca, apenas uma música. Advinhem qual??

Quem falou a do “brilha, brilha”… errou! A música era “A história de um amor“, que eu já conhecia na voz de Leandro & Leonardo (Volume 11). Anos depois, vim saber que essa música era versão de um bolero de um cantor mexicano chamado Lucio Gatica — que advinhem só: meu pai TEM UM CD do cara!

Mas a versão que eu ouvi era interpretada por Carmem Silva e… Lindomar Castilho! O “rei do bolero”. Quem é ele, você deve se perguntar? É o próximo tópico.

Lindomar Castilho

Você é doida demais… você é doida, muito doida… você é doida demais!“. Certamente, você já ouviu essa música… se não foi nas vozes de “Leandro e Leonardo” (volume 6) ou de “Chicotinho & Salto Alto” (sim… isso existe! Será que só eu me lembro disso???), você provavelmente deve ter assistido ao seriado “Os Normais” (Globo), cujo tema de abertura, era justamente essa música!

Quando eu era pequeno — não em estatura, mas em idade cronológica — lembro-me de meus pais falarem algo sobre “um cantor que matou a esposa“. Só depois de descobrir minha “preferência musical pelo brega“, descobri — se posso assim dizer — Lindomar Castilho. Comprei um CD dele. Já existia Google quando isso aconteceu.

Ao fazer uma busca pelo nome, eis que me deparo com a constatação que o “tal cantor que matara a esposa” e o cantor que eu estava ouvindo, eram pois, a mesma pessoa. Passado o espanto e perplexidade, futriquei mais um pouco e descobri que ele já havia cumprido a pena e estava em liberdade.

Brilha Brilha

Sabe-se lá porquê, resolvi hoje fazer nova tentativa de busca da famigerada música do “Brilha Brilha Jesus”. Eis que antes de encontrar a “dita cuja”, acabei caindo num blog que contém o Álbum “Lindomar Castilho & Carmem Silva – Alma Latina” cantando juntos, sucessos latinos. Entre eles, lá estava “História de um amor”.

Continuei procurando mais sobre Carmem Silva — nessas alturas, vi o verbete na Wikipedia e o site da cantora — e descobri que ela já foi uma “grande cantora de MPB” e que se converteu há algum tempo ao Cristianismo. E desde então, sua carreira artística foi direcionada para o Gospel Music. Ah sim: e ela é contratada da Graça Music, braço fonográfico da Igreja Internacional da Graça… a igreja do R.R. Soares, do Show da Fé, etc etc etc.

Explicado então! Por isso ela veio para Campo Grande, num evento “de graça” e “da Graça”… e eis o motivo da repetição exaustiva — e irritante — do comercial anunciando sua presença! E da famélica música do “brilha Jesus”. Mas báh!

E o Lindomar?

Ao contrário do “Lindomar, o Sub-zero brasileiro“, se você digitar no Google, pouca coisa encontrará sobre Lindomar Castilho. Mas coincidentemente o Terra/IstoÉ Gente publicou uma matéria hoje (dia 05.05) falando sobre ele! Vale a pena conferir: a matéria é “um outro lado” da história. Ao contrário da matéria da Veja  de 2000 — que o pintou como um “exemplo covarde de violência contra a mulher” — nesta, vemos um homem apaixonado e amargurado.

Dizem os poetas, que o amor e o ódio são sentimentos muito próximos… e que a linha que os separa é muito tênue. No caso de Lindomar, essa linha foi o ciúme. Cego pelo ciúme, Lindomar matou sua esposa — que na época, já havia se separado dele e estava namorando o violonista Carlos Randall, que atualmente é um dos compositores mais requisitados no meio sertanejo.

Mesmo tanto depois, Lindomar ainda carrega a dor da culpa. Pagou a pena diante da Sociedade. Mas ainda é recluso da própria consciência.

Lindomar está vivendo. E tem tentado superar tudo, com trabalho. Afinal, mente vazia: oficina do demo!

Lindomar: tô contigo e não abro!

Anúncios

2 Responses to “Música: Lindomar Castilho & Carmem Silva”


  1. 1 paulo
    23 de abril de 2011 às 18:42

    Lindomar castilho sou teu fá dez de menino te admiro muito .o destino te levou
    por onde voce nao queria , mas ainda pra voce tem jeito porque voce esta vivo .
    p
    perdoa a voce mesmo e pede perdao para Deus com certeza voce ja pediu e ele te perdoou
    entrega sua vida destruida para Jesus e ele te devorve uma vida nova . confia nele e tudo
    ele fará

  2. 11 de maio de 2012 às 21:01

    lindomar eu me lembro muito de vc e eu foi ai te vizitar emm goias se lembra ? eu sou catarinençe te adoro e vc mereçe muito ser feliz te amo entre em contato comigo escuto todos os seus cd bjosgrande amigo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,997 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: