10
maio
09

Cultura Inútil: Série “Por onde anda”… Jeremias?

Desafio: se você encontrar as charges com Jeremias, nos avise!

Desafio: se você encontrar as charges com Jeremias, nos avise!

Há alguns anos atrás, Jeremias José do Nascimento — ou Jeremias muito doido, o codinome que se popularizou — foi detido pela Polícia de Caruaru (PE) por embriaguês ao volante (quer dizer: ao “guidão”, porque ele guiava uma moto!).

Para seu azar (ou sorte?), uma equipe da afiliada local do SBT, do programa Sem Meias Verdades, estava de plantão na Delegacia e o entrevistou. As imagens ganharam a internet… e sua fama começou!

Jeremias virou uma verdadeira celebridade da internet, e como tal, foi alvo de inúmeras brincadeiras. Parece que ele não gostou e não levou na esportiva: ele processou uma penca de empresas, pedindo indenização.

Apesar da ordem judicial, o vídeo com a reportagem pode ser facilmente localizado em vários sites de hospedagem de vídeos ou arquivos. A Google (dona do YouTube) é uma das rés no processo movido por Jeremias — mas parece não estar muito preocupada, pois no YouTube existem centenas de vídeos sobre Jeremias.

Charge

Jeremias virou um hit da internet: a sua interpretação antológica da música “Te amo, o que mais posso dizer?” do cantor Ovelha, foi em grande parte, a responsável pelo sucesso dele. Mas os bordões “foi o Cão que pôs pra nóis beber” e “sou cabra homi” caíram na boca do povo.

Maurício Ricardo — cartunista e dono do site Charges.com.br — fez várias animações, onde Jeremias aparecia de forma caricaturada. Maurício, porém, foi orientado pelo UOL à retirar todas as charges que fizessem menção à Jeremias, sob pena de ser multada. Na época, leia o que Maurício Ricardo respondeu aos fãs do site de animações:

Ainda o Jeremias
Publicado dia 04/01/2008

Vai rolar alguma charge sobre o processo do Jeremias contra os sites que veiculam sua imagem, entre eles o UOL, ou seja, o Charges.com.br? Ou você vai ficar com medo de pagar a multinha de R$ 10 mil por dia? Heheheehe.

( Max de Medeiros – São Luís – MA )

Comentário:
Como já expliquei aqui, tive que tirar as charges do Jeremias do ar. Na verdade, poderia comprar a briga, meu advogado me desencorajou por causa da multa altíssima. De qualquer forma, se ele não quer a fama e acha que vai ganhar grana assim, fazer o que? A Ruth – Sanduiche-iche – Lemos não só faturou fazendo propagandas como foi candidata a vereadora. O Jeremias não seria perfeito pra anunciar a Caninha Pitu? Ou – num outro extremo – protagonizar um anúncio sobre os malefícios do álcool?

As charges retiradas do site foram a “Cotidiano do Big Brother” — onde várias outras celebridades da Internet também são cartoonizadas — e a “Quem matou Thaís?” — esta, você ainda consegue ver no YouTube!

Outra “versão cartunizada” que fez também grande sucesso foi a animação feita pelo site TV Toon, em cima de um funk produzido com samplers de frases ditas por Jeremias.

E o Processo?

Demos uma consultada no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco e encontramos facilmente o processo movido por Jeremias. O número do processo é 213.2007.005640-3 e está tramitando na 2ª Vara Cível da Comarca de Caruaru (PE).

Segundo o site do TJ-PE, a última “movimentação”  no processo judicial ocorreu em 30.04.2009, o que mostra que o processo está caminhando, mas ainda parece distante de um desfecho. Até lá, está censurado qualquer imagem, vídeo ou músicas que falem de Jeremias.

Nós, não publicamos. Mas iniciamos aqui a série “Por onde Anda”. A próxima é Ruth Lemos. Aguardem!

Anúncios

0 Responses to “Cultura Inútil: Série “Por onde anda”… Jeremias?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,143 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: