12
maio
09

Televisão: Red Bull incentiva erotização infantil?

Pedofilia? Talvez...

Pedofilia? Talvez...

Pode parecer que peguei pesado no título deste tópico; mas o que vi no último sábado (dia 12.05.2009), durante um dos intervalos do Caldeirão do Huck, me deixou realmente estarrecido.

É sabido de todos, que o horário do programa de Luciano Huck — sábado à tarde — atinge, principalmente, o público infanto-juvenil (de 7-19 anos). Inclusive, quadros como Soletrando, foram elogiados por muito educadores, por incentivarem o aprendizado da Língua Portuguesa pelas crianças e adolescentes Brasil afora.

Quando eu vi o comercial da Red Bull, onde um garoto pergunta à mãe se ele pode ir num show de streap tease (haam???). Mãe e filho estão na cozinha. Ela responde que ele só vai à um streap “no dia que porcos voarem”.

Pela janela da cozinha, o garoto aponta três porcos alados singrando alegremente o céu. Aparece a expressão “Red Bull te dá asas”. No fim, aparecem o garoto e um par de pernas de dançarina.

Tentei procurar o vídeo: no YouTube, Blogs, no site da própria RedBull. Nada! Pensei comigo: será que eu me enganei? Será que só eu tinha visto isso? Nãããão: achei em alguns blogs (veja CAPS à baixo) pessoas comentando sobre esse comercial:

Comentário 1

Comentário 1

L

Comentário 2

Comentário 3

Comentário 3

Confesso. Estava quase desistindo de procurar o vídeo. Afinal, para mim, o que eu havia visto eram “vacas voando”. Depois desses comentários, decidi procurar por Pigs Fly. Consegui! Achei e legendei o filmete (desculpem-me a tradução… não estou ainda tão bem nesse lance de “ouvir” inglês e traduzir, ok?).

Agora, eu pergunto: onde está o CONAR — Conselho de Autorregulamentação de Publicidade? Onde está o Ministério Público? Onde estão os deputados da CPI? Será que ninguém viu? Ou ninguém comentou, por se tratar de uma Poderosa Rede de TV?

Não é de hoje, que demonstro minha preocupação com o tema. Enquanto isso, os veículos de comunicação midiatizaram uma CPI que tinha um propósito sério, transformando-a num embróglio sem precedentes, expondo suspeitos (repito: apenas SUSPEITOS! Sequer foram julgados…) à execração pública…

Alguém comentou — num post sobre racismo na Praça é Nossa — que o preconceito, acontece, de forma sutil. O mesmo vale para esse negócio de erotização precoce e infantil. Qual o propósito desse comercial?

Será somente COINCIDÊNCIA, o fato dele ter sido veiculado em um intervalo comercial, de um dos programas mais vistos por crianças e adolescentes (como o menino da animação), cujo apresentador tem grande carisma e prestígio junto aos próprios jovens e seus pais… e pior ainda, em pleno SURTO DE GRIPE SUÍNA?

Eu achei um tremendo mal gosto. E o pior: este não foi a única coisa nessa semana. No domingo passado, Silvio Santos fez Maísa chorar… e mesmo o fato do programa ser gravado, não impediu que as cenas fossem ao ar, mostrando a pequena garota em prantos e apavorada!

Vamos abrir o olho… o perigo maior, como sempre digo, não está na internet. Está do lado “de fora” do computador.

Anúncios

3 Responses to “Televisão: Red Bull incentiva erotização infantil?”


  1. 1 Renazetee ;D
    29 de junho de 2009 às 18:05

    Eii gentee, que peddofilia que nadaa…
    mo legall a propaganda ….
    NADA A VÊ …

    aii tão generalizandoo ….
    VIAJARAMMM

    UASuHAuhsuhAHUshHUAUHSuhUHAsAs

  2. 2 Fernando
    30 de junho de 2009 às 00:37

    Prezados

    Há sim um mecanismo de controle e o CONAR o faz. Basta acessar o endereço do conar (www.conar.org.br) e registrar a publicidade (data que foi veiculada, televisão e horário) que a diretoria em suas reuniões mensais analisarão as reclamações e podem sim suspender a veiculação da propaganda.

    Façam pois irão reforças a que fiz há alguns dias quando também fiquei chocado com o nível de apelo usado pela Red Bull.

    Fernando

  3. 30 de junho de 2010 às 19:20

    Prezado.

    O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais está em busca de esclarecimentos a respeito desta propaganda, ações estão sendo desemvolvidas no sentido de discutir e levar a mídia o absurdo que mostra tal propaganda. Portanto se quiser somar esforços para tanto entre em contato conosco pelo e-mail.

    Atenciosamente.

    Comissão de Psicologia e Educação


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,172 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: