17
maio
09

Política: Lula fala da CPI da Petrobrás

Não teve jeito: apesar do rolo compressor — a base de senadores aliados ao Governo Federal — ter sido convocada, a CPI da Petrobrás foi instaurada na última sexta-feira (dia 15.05). Lula não quer que a CPI seja transformada em ‘discussão político-eleitoral’:

“Estamos vivendo um momento de ouro na era do petróleo (…) e eu acho que você não pode transformar uma questão político-eleitoral, possivelmente menor, envolvendo a empresa mais importante que o Brasil tem. Mas, de qualquer forma, se as pessoas que assinaram não têm outra coisa pra fazer, só têm aquilo, que façam. Nós vamos continuar tocando o barco”.

Mas, justiça seja feita: quem transformou a atual situação em “político-eleitoreira”? Terá sido a oposição ou o próprio Governo?

Assinalo um X na 2ª opção. Ao carregar Dilma Roussef à tira-colo em todas as inaugurações do PAC e explorar o episódio do linfoma da Ministra, ao intervir na eleição da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em favor do PMDB, entre outras, Lula moveu uma peça no intricado tabuleiro do Jogo de Xadrez das Eleições 2010.

O que a oposição faz agora é tão somente revidar — com as armas que tem — para neutralizar os efeitos dos primeiros movimentos do tabuleiro.

Uma coisa é certa: se ao final da CPI se constatar corrupção na Petrobrás, sem sombras de dúvidas, não começou na atual gestão petista. A estatal sempre foi usada com o forte instrumento de política e economia no Brasil.

Desde acomodação de corregilionários políticos e favorecimento de empresas financiadoras de campanhas eleitorais, passando pela gorda cota de publicidade que a Petrobrás paga aos principais meios de imprensa do País como forma de “mordaça” jornalística, os roliços royalties devolvidos à Municípios (cuja forma de aplicação sequer temos conhecimento), o tabelamento do preço da gasolina e diesel (que impactam diretamente nos custos de produção) e a política sucroalcooleira… tudo precisa ser devidamente apurado!

Parafraseando o Presidente, “nunca antes na história deste país“, tivemos uma chance tão grande de ver ser aberta a “caixa preta” desse Avião, cujo controle, está nas mãos dos detentores do Poder.

Anúncios

0 Responses to “Política: Lula fala da CPI da Petrobrás”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,997 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: