12
jun
09

Comportamento: Qual a origem do Dia dos Namorados?

Guerra Santa: São Valentino ou Santo Antônio?

Guerra Santa: São Valentino ou Santo Antônio?

Há várias teorias para explicar a origem da comemoração. Na maioria dos países, o “Dia dos Namorados” é comemorado no dia 14 de fevereiro, data que o calendário católico dedica à São Valentim (ou Valentino).

Nos países de língua inglesa, o Valentine’s Day é uma data marcada pela troca de cartões entre os apaixonados e chocolate… mas, por que no Brasil, a data é comemorada em 12 de junho?

A explicação mais aceita é a proximidade com as festividades em honra à outro santo, com fama de “cupido”:  ele mesmo… Santo Antônio, celebrado dia 13 de Junho. 

São Valentino

O site “Portal da Família“, traz uma explicação bem interessante sobre o Santo:

Na verdade, há dois santos “Valentino”. Um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos.

Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família , e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha.

Tanto era verdade, que o imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.

Santo Antônio

O verbete da Wikipedia, explica um pouco da devoção dos brasileiros pelo santo:

No Brasil, onde o santo tem milhões de devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. O arraial de Santo Antônio do Leite, no Estado de Minas Gerais, Brasil, tem em sua igreja uma belíssima imagem de Santo António de Lisboa, trazida de Portugal em finais do século XVII. O dia 13 de Junho, é feriado em diversos municípios portugueses e brasileiros.

Em Barbalha, no interior do Ceará, o mês de junho é dedicado ao santo, que é padroeiro da cidade. Destaca-se o Pau da Bandeira, cerimônia onde os devotos cortam uma árvore de grande porte e a utilizam como mastro com uma bandeira de Santo Antônio. A festividade reúne milhares de pessoas.

No sincretismo com o Candomblé e com a Umbanda, Santo Antônio também é conhecido como o Orixa que zela pra que a justiça sempre prevaleça, Xangô.

O Santo é também padroeiro da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde seu dia é declarado feriado municipal, ocasião em que são realizados casamentos comunitários.

A cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, também tem como padroeiro o Santo, onde a Paróquia de Santo Antônio realiaza todos os anos a trezena e no dia 13 a missa e benção do pão.

Em Borba, no interior do Amazonas, a Festa de Santo Antonio é comemorada no período de 1 a 13 de junho; e em 2009 comemora-se 253 anos de amor e fé. Romeiros de vários estados e até do exterior marcam presença nos festejos todos os anos para pedirem ou agradecerem pelas graças recebidas. O município possui a Basílica de Santo Antonio de Borba, que é a 1ª da America Latina e a 5ª do Mundo a possuir os restos mortais de Santo Antonio. A festa já é considerada a maior festa religiosa do estado do Amazonas.

Mas cá, entre nós: dia dos namorados, no Brasil, é apenas uma data criada pelo comércio para preencher a lacuna entre o dia das mães (em maio) e o dia dos pais (em agosto)…

Anúncios

0 Responses to “Comportamento: Qual a origem do Dia dos Namorados?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 326,997 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: