24
jul
09

Televisão: MS ou MT… os jornalistas precisam aprender!

CAPS de matéria do "Jornal da Globo"

CAPS de matéria do "Jornal da Globo"

Para quem não se lembra, eu já falei sobre essa mania irritante — pra não dizer que é “burrice” — dos jornalistas confundirem Mato Grosso do Sul com Mato Grosso (do Norte).

Também já falei que é até compreensível (em partes), que a maioria das pessoas “comuns” e sem acesso à informação — por mais que a internet seja uma realidade para a maioria da população, certo? — tenham essa tendência a “trocar as bolas”.

Mas, o que dizer de profissionais, que têm como DEVER e OBRIGAÇÃO levar a informação CORRETA ao público? Falar que é “apenas” burrice, seria elogioso demais.

O Supremo Tribunal Federal (STF), demonstrou que está à frente do nosso tempo — especialmente, à frente dos deputados e senadores, que deveriam, em tese, estarem atualizando e adaptando as leis às questões que a realidade impõem — quando decidiu que, para ser jornalista, não é necessário ter DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR.

Para os jornalistas, o que valia era esta equação: “ter capacidade + ser bom profissional = ter diploma de Comunicação Social“… por mais, que na prática, sempre nos deparássemos com inúmeros exemplos de bons jornalistas, apresentadores e comunicadores, que sequer passaram por uma sala de aula de qualquer faculdade! Ou alguém duvida que Sílvio Santos & Cia não são exemplos disso?

O fato é: se mesmo “com diploma universitário”, jornalistas erram informações simples como “o nome de um estado” — coisa, repito, que qualquer aluno de 5ª série aprende em Geografia — o que esperar da Imprensa, que arrogantamente se entitula “o 4º poder”?

Podem falar o que quiserem de mim… mas não podem me acusar de ser “bairrista” e só defender o Mato Grosso do Sul. Esta semana, eu vi no Jornal da Globo, uma coisa que me deixou estarrecido: trocaram o nome do MT por MS (veja a foto acima).

Alto Araguaia foi deslocada para MS? Segundo o jornalismo da Globo, sim!

Lamento muito que, uma emissora do quilate da Rede Globo e que se orgulha em ostentar ter o chamado “Q de Qualidade”, dê-se o direito de cometer erros tão primários e absurdos como este.

Campo Grande... de onde? RJ, AL ou MS?

Campo Grande... de onde? RJ, AL ou MS?

E o pior é que não é a primeira vez que isto ocorre! Parece uma prática corrente na Globo, essa coisa de “ah… MS e MT… é tudo Mato Grosso, tudo igual”.

Só de cabeça, eu me recordo de alguns “episódios” onde MS virou MT… PR (isto quando não é sequer citado):

  • Lembram do caso do “Padre Baloeiro”? Pois bem: na Globo falaram que o padre deveria ter pousado na cidade de Dourados… no Paraná!
  • Lembram do Dia Nacional de Vacinação dos Idosos? Então: no Jornal Hoje daquele dia, entrou um “link” feito num Posto de Saúde de Campo Grande… em Mato Grosso (do Norte)…
  • Vários apresentadores da Globo (Faustão, Jô Soares, Serginho Groisman, entre outros…) já falaram inúmeras vezes sobre artistas sul-mato-grossensses, ou fizeram referência à determinada cidade, acontecimento ou beleza natural do MS, dizendo que estavam situadas “no Mato Grosso…“.

Como eu sou meio “São Tomé” — só acredito, vendo! — creio que vocês também devem se perguntar: ” — Será mesmo? Não acredito que a Globo… logo ela, a Globo… possa cometer tantos erros… deve ser coisa da cabeça desse doido…”.

Bom: as imagens que ilustram este texto são provas cabais do que, eu estou dizendo, é fato e real. Ambos os vídeos são DESTE ANO e estão disponíveis para visualização no Globo.com.

Anúncios

1 Response to “Televisão: MS ou MT… os jornalistas precisam aprender!”


  1. 1 fafa
    28 de março de 2010 às 09:24

    REALMENTE CONCORDO…É UMA VERGONHA ATÉ HOJE CONFUNDIREM OS DOIS ESTADOS,MORO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, E QUERO MORRER QUANDO FALAM QUE AQUI É MATO GROSSO
    POW ..NÃO É A TOA QUE O EX GOVERNADOR ZECA DO PT,QUERIA MUDAR O NOME DO ESTADO PARA ESTADO DO PANTANAL.E EU SOU A PRIMEIRA A APOIAR ESSA MUDANÇA..
    E OUTRA QUE EU QUERO FALAR AQUI,A MÍDIA EM GERAL NÃO GOSTA DE FALAR DE MS,NÃO SEI PORQUE,MEU ESTADO É LINDO,ESTA DESTACANDO NA MUSICA BRASILEIRA, JOÃO BOSCO E VINÍCIOS,LUAN SANTANA.MICHEL O EX GRUPO TRADIÇAO..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Pessoas já leram MZN News:

  • 325,718 hits

SOS Nordeste

Categorias de Matérias

Quer procurar alguma coisa no Blog?

Digite no campo abaixo palavras chaves (tags) para encontrar nas matérias já publicadas

Arquivos

Expediente

Editor e Articulista:
Mazinho Almeida
Colaboradoras:
Fládima Christofari (Campo Grande -MS)
Helen Mariana (Curitiba-PR)
Cartas à Redação:
Para corresponder com nosso blog, além dos comentários, envie e-mail para o endereço mznnews.redacao@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: